Kenny Eliason/Unsplash

Doce ou uma celebração misteriosa? É oficialmente Halloween, uma das épocas mais assustadoras do ano. Sabia que o primeiro registo do termo ‘Halloween’ surgiu em 1745? Este é uma contração da expressão inglesa All Hallows Eve, que significa ‘Dia de Todos os Santos’.

Estudos apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas. O que é certo é que esta época é celebrada em todo o mundo, com diferentes tradições. Neste artigo, terá a oportunidade de descobrir a história por trás de algumas das celebrações mais conhecidas do mundo.

México: Día de los Muertos

image-82-e1730391745363-1024x623 Doce ou travessura? Eis as 5 celebrações de Halloween mais assustadoras do mundo
Foto: Lonely Planet

O Día de los Muertos ocorre entre 31 de outubro e 2 de novembro, altura em que as famílias se podem reunir com as almas dos seus familiares. Acredita-se que no Dia dos Mortos, a fronteira entre os espíritos e os vivos se dissolve, dando tempo às famílias para comer, beber e dançar com os seus entes queridos. As famílias deixam as suas refeições favoritas e outras dádivas nos túmulos dos seus entes, que podem ser decoradas com velas e malmequeres brilhantes.  

Irlanda e Escócia: Samhain

image-83-e1730391817661-1024x647 Doce ou travessura? Eis as 5 celebrações de Halloween mais assustadoras do mundo
Foto: National Geographic

Um festival gaélico que marca o fim da época das colheitas e o início do inverno são as celebrações do Samhain, que começam na noite de 31 de outubro e terminam a 1 de novembro.

À semelhança do Dia dos Mortos, acredita-se que, durante este período, o mundo espiritual e os vivos podem misturar-se. O Samhain foi mencionado pela primeira vez na literatura irlandesa antiga, que remonta ao século IX, onde se dizia que a celebração era marcada por reuniões que envolviam túmulos abertos, considerados portais para o mundo dos espíritos.

Japão: Comboios de Halloween

image-84-1024x630 Doce ou travessura? Eis as 5 celebrações de Halloween mais assustadoras do mundo
Foto: Tech4Fan

Desde que a Disneyland de Tóquio organizou pela primeira vez a sua celebração do Dia das Bruxas em 2000, o feriado tem crescido em popularidade em todo o país. Uma vez que não há doces ou travessuras, a maior parte da diversão é deixada para os adultos.

Celebrado através de festas de rua, desfiles e reuniões em casa, os cidadãos mostram as suas capacidades criativas através de disfarces elaborados. Nesta época, os comboios transformam-se em locais de celebração com temas únicos (pense em zombies, vampiros e outras personagens assustadoras).

Itália: Ognissanti

image-85-1024x544 Doce ou travessura? Eis as 5 celebrações de Halloween mais assustadoras do mundo
Foto: Vista Higher Learning Blog

Celebrado a 1 de novembro, Ognissanti é a forma como a Itália celebra o Dia de Todos os Santos. Datado do século IV d.C., Ognissanti é um dia em que os italianos homenageiam os mártires e os santos da Igreja Católica. O dia seguinte, 2 de novembro, é conhecido como Giorno dei Morti, ou Dia dos Mortos.

Apesar de ser principalmente uma altura para estar com a família e assistir à missa, cada região tem o seu próprio ritual. Na Sicília, acredita-se que os mortos trazem doces ou pequenos presentes às crianças bem-comportadas e, na região da Lombardia, é costume deixar uma jarra cheia de água na cozinha para os mortos beberem quando os visitam durante a noite

Guatemala: Festival de “Barriletes Gigantes”

image-87-e1730392085595-1024x573 Doce ou travessura? Eis as 5 celebrações de Halloween mais assustadoras do mundo
Foto: Terra Guatemala

O festival “Barriletes Gigantes da Guatemala” é realizado no início de novembro para honrar o Dia de Todos os Santos e o Dia dos Mortos. Vibrantes papagaios feitos à mão sobrevoam os cemitérios de Santiago Sacatepéquez e Sumpango. Brincar com papagaios era considerado uma forma de comunicar com os defuntos. Estes são considerados obras de arte construídas em papel, retalhos de tecido e bambu, representando símbolos da sua ancestralidade e questões sociais contemporâneas.

Artigo anteriorMuseu da Marioneta, em Lisboa, encerra para obras a 1 de dezembro
Próximo artigoCNS Santa Cruz disponibiliza quatro trilhos pedestres com acesso direto à praia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui