Arthur Chauvineau/Unsplash

Todos querem começar o ano novo da melhor maneira, mas muitas vezes pode ser difícil escolher o melhor destino para se estar quando o relógio bater as doze badaladas. Como tal, o Lonely Planet escolheu 3 destinos na Europa que irão proporcionar uma noite de Ano Novo inesquecível.

Edimburgo, Escócia: uma festa com raízes pagãs

Jasper Chamber / Getty Images

Se procura combinar uma experiência “once in a lifetime” com uma festa incrível, Edimburgo é o lugar ideal para si. As celebrações da passagem de ano começam a seguir ao Natal e duram cerca de uma semana, mas a festa principal é no dia 31 de dezembro. No início da noite, pegue numa tocha (terá de reservar um bilhete para isso) e junte-se a uma procissão de milhares de pessoas a vaguear pela pitoresca Cidade Velha, numa interpretação moderna das festas pagãs da Escócia. Mais tarde, a festa continua nas ruas, conduzindo a uma espetacular exibição de fogo-de-artifício sobre o Castelo de Edimburgo e prosseguindo até às primeiras horas de 2023.

Madrid, Espanha: beber cava com os locais e aproveitar a vida noturna

cuellar / Getty Images

Enquanto que noutros lugares em Espanha, as pessoas passam frequentemente no Ano Novo nas suas casas, milhares de pessoas descem à praça principal da cidade – Puerta del Sol – para celebrar. Esta é a contagem decrescente oficial em Espanha, uma vez que esta festa é transmitida na televisão para todo o país.

Terá de chegar cedo e fazer fila para ter acesso, mas pode trazer o seu próprio álcool (em garrafas de plástico). E não se esqueça de levar um cacho de uvas. Durante os últimos 12 segundos de 2022, o relógio na praça vai tocar as badaladas e verá pessoas a pôr uma uva na boca por cada segundo – o objetivo é comer as 12 uvas antes da chegada do ano novo. Se tiver sucesso, diz-se que lhe trará sorte, mas mesmo que falhe, é muito divertido e contribui para o ambiente de convívio.

Depois da exibição de fogo-de-artifício e confettis à meia-noite, pode aventurar-se pela famosa vida noturna de Madrid, com os seus inúmeros bares para explorar. Se quiser dançar a noite fora, vale sempre a pena visitar as discotecas de Madrid, mas a entrada pode ser dispendiosa na noite de passagem de ano.

Tromsø, Noruega: celebrar sob as “Northern Lights”

Krzysztof Baranowski / Getty Images

Se procura uma experiência de Ano Novo mais invulgar mas não dispensa um bom fogo de artifício, considere viajar até ao Círculo Ártico e visitar Tromsø. Se quiser ficar na cidade, faça como os habitantes locais e suba até um ponto alto antes da meia-noite. Muitas pessoas fazem caminhadas ou apanham o teleférico até ao Monte Storsteinen para encontrar ponto privilegiado para as luzes da cidade e da exibição de fogo-de-artifício. Uma vez apagadas as luzes, poderá até ser possível ver as famosas Northern Lights.

Alternativamente, pode passar o Ano Novo no deserto ártico, a pouco mais de uma hora da cidade. Há muitas empresas de turismo que organizam tours para observar as luzes no céu, e passeios de trenó puxados por cães durante a noite de Ano Novo. No deserto ártico poderá entrar em 2023 a observar a inesquecível aurora boreal.

Artigo anteriorVisitámos o Iberostar Selection Lagos, a escolha perfeita para umas férias em família em frente ao mar
Próximo artigoChef Marlene Vieira inaugura uma série de jantares focados nas 4 estações no restaurante Marlene

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui