Dez monumentos portugueses vão iluminar-se de verde, nesta quarta-feira, para celebrar o dia de São Patrício (padroeiro da Irlanda). Esta é uma iniciativa que visa aproximar os dois países, principalmente em tempos de pandemia.
“Este ano, a Embaixada da Irlanda em Portugal associa-se ao Tourism Ireland (Turismo da Irlanda) e ao Turismo de Portugal para iluminar dez locais e monumentos, do Porto ao Algarve, como parte de um vasto leque de atividades para assinalar a data festiva”, pode ler-se em comunicado.
Devido à pandemia as celebrações estão limitadas. Desta forma, “a embaixada da Irlanda em Lisboa oferece os ‘Greenings’ como um sinal de esperança e solidariedade”, sublinhou o embaixador da Irlanda em Portugal, Ralph Victory.
Segundo a organização, os monumentos a serem iluminados são: a Estátua de Dom José I, em Lisboa (17 de março); o Cristo Rei, em Almada, Setúbal (12-17 de março); o Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais (12-18 de março); a Câmara de Cascais (17 de março); o Castelo de Marvão, em Portalegre (15-17 de março); o Aeroporto Internacional de Faro (1-31 de março); o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga (17 de março); a Torre dos Clérigos, no Porto (17 de março); o Castelo de Bragança (17 de março); e a Ponte Pedonal Metálica de Peso da Régua, em Vila Real (17 de março).
Esta iniciativa conta ainda com um vasto conjunto de atividades, a decorrerem na próxima semana. Celebrações de poesia e cultura irlandesa, espetáculos musicais, conferências e festas online, são algumas das atividades disponíveis.