Monumento, Cristo Rei em Portugal
Cristo Rei, em Almada, Setúbal

Dez monumentos portugueses vão iluminar-se de verde, nesta quarta-feira, para celebrar o dia de São Patrício (padroeiro da Irlanda). Esta é uma iniciativa que visa aproximar os dois países, principalmente em tempos de pandemia.

“Este ano, a Embaixada da Irlanda em Portugal associa-se ao Tourism Ireland (Turismo da Irlanda) e ao Turismo de Portugal para iluminar dez locais e monumentos, do Porto ao Algarve, como parte de um vasto leque de atividades para assinalar a data festiva”, pode ler-se em comunicado.

Devido à pandemia as celebrações estão limitadas. Desta forma, “a embaixada da Irlanda em Lisboa oferece os ‘Greenings’ como um sinal de esperança e solidariedade”, sublinhou o embaixador da Irlanda em Portugal, Ralph Victory.

Segundo a organização, os monumentos a serem iluminados são: a Estátua de Dom José I, em Lisboa (17 de março); o Cristo Rei, em Almada, Setúbal (12-17 de março); o Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais (12-18 de março); a Câmara de Cascais (17 de março); o Castelo de Marvão, em Portalegre (15-17 de março); o Aeroporto Internacional de Faro (1-31 de março); o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga (17 de março); a Torre dos Clérigos, no Porto (17 de março); o Castelo de Bragança (17 de março); e a Ponte Pedonal Metálica de Peso da Régua, em Vila Real (17 de março).

Torre dos Clérigos no Porto, Portugal
Torre dos Clérigos, Porto

Esta iniciativa conta ainda com um vasto conjunto de atividades, a decorrerem na próxima semana. Celebrações de poesia e cultura irlandesa, espetáculos musicais, conferências e festas online, são algumas das atividades disponíveis.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui