Corrida em Lisboa

A corrida e o exercício ao ar livre tornaram-se extremamente populares ao longo dos últimos anos, com as pesquisas globais da Google a aumentar 22% de ano para ano. Com mais pessoas a saírem à rua para o seu exercício diário, a marca francesa de calçado de performance HOKA publicou uma pesquisa sobre os factores externos que podem estar a afectar a saúde física dos corredores.

A marca analisou sete factores-chave que podem ter impacto na corrida e no exercício ao ar livre, tais como a poluição atmosférica, os dados de emissão de CO2 do tráfego, o número de espaços verdes, a facilidade de caminhar, a temperatura média, os níveis de humidade e a qualidade da água, a fim de encontrar as melhores cidades do mundo para desfrutar de uma vida ativa.

Globalmente, a Europa é o melhor continente para os corredores, de acordo com a pesquisa, com oito das 10 principais cidades situadas no continente, enquanto a Austrália detém dois lugares. Da qualidade do ar às condições das estradas, aqui estão as 10 melhores cidades do mundo para ficar em forma a correr ao ar livre.

10. Copenhaga, Dinamarca

Em décimo lugar encontra-se Copenhaga. Copenhaga é a cidade com a menor quantidade de emissões de CO2 no índice – apenas 1.610 gr por viagem de ida e volta – e com a melhor pontuação no QI do ar de 0/100. A sua baixa temperatura média de 10°C e o seu nível de humidade de 79% fazem dela uma opção muito boa para os corredores, desde que estejam preparados para o tempo frio e húmido.

9. Barcelona, Espanha

Esta conhecida cidade espanhola situa-se na nona posição. Embora o espaço verde seja limitado, esta cidade é perfeita para uma corrida urbana devido à sua pontuação de 100/100 para a possibilidade de andar a pé e à sua baixa emissão de CO2 de tráfego (3,304 gr por viagem de regresso).

Se procura adicionar alguma resistência à sua rotina de corrida, a subida do Monte Tibidabo garantirá músculos doridos mas, ao mesmo tempo, desfrutará da magnífica vista de toda a cidade de Barcelona e da sua linha costeira.

8.Sidney, Austrália

Na oitava posição é a primeira de duas cidades australianas a chegar ao top 10 do índice, Sidney. Com uma pontuação de 100/100 para o índice de caminhabilidade, a sua temperatura de 17°C, e um nível de humidade muito baixo de 57%, Sidney e as suas deslumbrantes praias como Bondi ou Marley Beach têm paisagens pelas quais vale a pena passar e ver.

7.Lisboa, Portugal

Lisboa ocupa a sétima posição no índice HOKA. A capital de Portugal tem uma pontuação de 99/100 para caminhabilidade e a sua temperatura média de 18°C faz da corrida pelas suas belas e coloridas ruas uma experiência de nível seguinte.

O estudo sugere uma corrida pelo bairro de Alfama para aqueles que querem ser transportados para os tempos dos Romanos e dos Mouros – não só uma bela vista a contemplar, mas as altas inclinações também vão empurrar os seus limites.

6.Berlim, Alemanha

Na sexta posição está Berlim, uma das cidades mais planas do mundo. A capital da Alemanha também tem emissões de CO2 de tráfego muito baixo, apenas 2,419 gr por viagem, o que significa uma melhor qualidade do ar para a sua corrida.

Com a sua baixa temperatura média de 11,5°C e o seu nível de humidade de 69 por cento, os corredores precisam de se proteger para evitar danos na pele ao correr por esta cidade histórica e emblemática.

5.Estocolmo, Suécia

Em quinto lugar esta Estocolmo. Com emissões de CO2 significativamente baixas (2,377 gr por viagem) e uma pontuação de 99/100 caminhabilidade, Estocolmo é um cenário maravilhoso para correr.

A sua baixa temperatura média de 10,5°C e a sua elevada humidade (75 por cento) podem implicar o uso de um equipamento impermeável para se percorrer esta cidade e as 50 pontes que ligam as suas 14 ilhas.

4.Roma, Itália

Na quarta posição está uma das cidades mais antigas do globo – Roma. Este paraíso dos amantes da comida é também uma das melhores cidades para corredores com uma temperatura média de 17,5°C, uma pontuação de qualidade do ar de 12/100, e uma pontuação de caminhabilidade de 99/100. Dê um empurrão extra ao terminar a sua corrida subindo e descendo as escadas da Piazza di Spagna.

3.Melbourne, Austrália

No pódio, em terceiro lugar, está é Melbourne. Esta cidade, também conhecida como “The Sporting Capital of The World”, tem uma pontuação de 99/100 por andar a pé e uma temperatura média de 17°C. Com um baixo nível de humidade (52%) e uma pontuação muito alta na qualidade do ar, este local à beira da baía tem as condições perfeitas para correr, incluindo o Royal Botanic Gardens Victoria.

2.Santa Cruz de Tenerife, Espanha

Com 82% dos seus terrenos compostos por espaços verdes e uma temperatura média de 22C, Santa Cruz de Tenerife situa-se na segunda posição. Localizada nas Ilhas Canárias, Tenerife é um local desértico. Registando 61% de humidade e 65% de qualidade da água, é importante preparar água engarrafada para a sua corrida, uma vez que a desidratação pode ser possível, embora se possa arrefecer depois com um mergulho numa das muitas praias da ilha, incluindo Los Cristianos ou Costa Adeje.

1.Viena, Áustria

Coroada como a melhor cidade para corredores, Viena pontua 100/100 para a possibilidade de andar a pé, tornando a experiência de correr pela cidade muito suave, bem como oferecendo muito espaço verde. Os jardins do Palácio Schönbrunn são acessíveis ao público para desfrutar de uma corrida mais sentida pela natureza, por exemplo.

Viena também tem emissões de CO2 muito baixas, 1,696 gr por viagem de ida e volta, proporcionando um dos mais baixos níveis de poluição entre os dez primeiros, atrás apenas de Copenhaga. Tudo isto faz de Viena a cidade dos sonhos dos corredores, embora as temperaturas médias de 13,5°C e a humidade média de 62% signifiquem que a sua corrida será provavelmente uma corrida húmida.

Artigo anteriorConheça os locais onde a nova série da HBO “House of the Dragon” foi filmada (um deles é português)
Próximo artigoHotel-padaria, casa na árvore e quartos em forma de bolha: 11 alojamentos singulares em Espanha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui