A National Geographic divulgou a sua lista anual dos melhores destinos do mundo para 2026. O ranking foi feito, mais uma vez, com base na comunidade global de exploradores, fotógrafos e editores da National Geographic, que selecionou os 25 melhores destinos do mundo para o próximo ano.
Portugal está na lista, mas não se engane… Lisboa e Porto não fazem parte do ranking. Entre os melhores destinos do mundo para 2026 está Guimarães.
A National Geographic escreveu que Guimarães “tem um pé no passado medieval e outro num futuro de tecnologia verde”. “Nomeada Capital Verde Europeia para 2026 pela Comissão Europeia, a cidade tem vindo a expandir as ciclovias, a adicionar espaços verdes e a reduzir a poluição, enquanto trabalha para alcançar a neutralidade climática até 2030”, refere a revista.
Berço de Portugal e do seu primeiro rei, Guimarães “mostra como uma cidade medieval pode evoluir para um centro moderno sem perder o seu carácter”, acrescenta, afirmando que o seu castelo do século X está entre “os mais bem preservados do país”, enquanto o Palácio dos Duques de Bragança “impressiona com as suas chaminés de tijolo vermelho e simetria fortificada”.
A jornalista Renata Haidle destacou a Pousada Mosteiro Guimarães, um antigo mosteiro do século XII transformado em hotel de luxo, o restaurante Cor de Tangerina, que aposta numa cozinha vegetariana e vegan criativa, e o A Cozinha, que serve um “menu requintado” enraizado nos sabores do norte de Portugal.
A repórter escreveu também sobre as tabernas, que oferecem petiscos acompanhados de vinho verde fresco, originário da região do Minho. “Os pastéis recheados com frangipane, chamados jesuítas, são uma deliciosa lembrança da rica tradição católica da cidade”, partilhou Haidle.
Além de Guimarães, na lista constam destinos como Rio de Janeiro (Brasil), Vancouver (Canadá), Manila (Filipinas), Rabat (Marrocos), entre outros.


































