Praça do Comércio © Turismo De Lisboa
Praça do Comércio © Turismo De Lisboa

De acordo com o estudo Experience Economy da Mastercard, que avaliou os gastos com experiências em 24 países europeus, os portugueses destacam-se como os maiores apreciadores de experiências gastronómicas.

Para os portugueses, a comida é muito mais do que uma refeição; é um meio de celebrar tradições, fortalecer laços familiares e comunitários, e explorar a diversidade dos pratos regionais. A maioria dos portugueses considera uma refeição num restaurante tradicional como uma das melhores experiências, com 72% dos inquiridos a favor dessa opinião, uma taxa significativamente superior à média europeia de 60%, e também mais alta do que a de espanhóis (52%) e franceses (60%).

Os irlandeses são os segundos que mais valorizam experiências gastronómicas (69%), seguidos pelos britânicos (67%) e pelos holandeses (64%).

Adicionalmente, 88% dos portugueses visitaram um restaurante nos últimos três anos, superando a média europeia de 78% e ficando apenas atrás do Chipre (91%), mas à frente da Grécia (85%). Estes números sublinham a importância da gastronomia na vida quotidiana e na identidade cultural de Portugal.

Além da gastronomia, os portugueses valorizam viajar para destinos dos sonhos (73%), assistir a concertos ao vivo de suas bandas ou artistas preferidos (53%) e presenciar jogos de futebol do seu clube (44%).

Quando se trata de experiências gastronómicas de luxo, quase 71% dos portugueses expressaram interesse em frequentar um restaurante com estrela michelin. Para 44% deles, esta seria uma das melhores experiências, uma taxa superior à dos franceses (34%), espanhóis (33%) e italianos (29%).

O estudo revela também que, na Europa, os jovens entre 18 e 24 anos são os mais entusiastas por experiências gastronómicas de alto nível (42%), em comparação com 28% dos indivíduos entre 55 e 64 anos.

Além disso, os portugueses valorizam a oportunidade de desfrutar de um cocktail em um bar de referência, com 51% considerando essa experiência atraente, o que está 10 pontos percentuais acima da média europeia de 41%.

Artigo anteriorAtenção, promoção: Na Play Airlines as crianças podem voar para a Islândia por 2 euros
Próximo artigoHá uma pizzaria portuguesa entre as melhores do mundo em 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui