A Comissão Europeia anunciou o relançamento do programa DiscoverEU, que funcionará de 15 a 29 de março e permitirá que milhares de jovens visitem a Europa de comboio.
De acordo com um comunicado de imprensa, 35.000 jovens receberão um passe de viagem para visitar a Europa. Todos os jovens com 18 anos dos Estados-Membros da União Europeias, bem como de alguns países que fazem parte do programa Erasmus+, como Islândia, Macedônia do Norte, Liechtenstein, Noruega, Türkiye e Sérvia, poderão solicitar o passe de viagem.
Os interessados devem candidatar-se no Portal Europeu da Juventude, onde terão de responder a um formulário de cinco perguntas e a uma questão de desempate. Mais especificamente, os candidatos nascidos entre 1 de julho de 2004, e 30 de junho de 2005, e que tenham sido selecionados para o passe de viagem, poderão visitar a Europa durante 30 dias – entre 15 de junho de 2023 e 30 de setembro de 2024.
Quem completar 18 anos na segunda metade do ano poderá inscrever-se na próxima fase do programa, que será lançado em outubro de 2023.
“Temos o prazer de disponibilizar, para 2023, um total de 70.000 passes de viagem para jovens de 18 anos que poderão experimentar a União Europeia em primeira mão”, afirmou Mariya Gabriel, comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.
À semelhança da última ronda, os beneficiários continuarão a usufruir de um cartão de descontos com mais de 40.000 possibilidades de descontos nos transportes públicos, bem como na cultura, alojamento e alimentação, além de outros serviços disponíveis em todos os países membros da UE.