Praia da Marinha

Chegou o verão e a época de ir à praia. Se é fã de praia, este artigo é para si. O site holidu, um motor de pesquisa para casa de férias, elegeu o ranking das 10 praias portuguesas mais populares do Instagram. Os três primeiros lugares pertencem a praias no Algarve. O último lugar deste top 10 pertence à Praia de Carcavelos. 

Praia da Rocha, Portimão 

Praia da Rocha crédito José A. via Flickr

A praia que deve o seu nome às rochas, que se situam entre o areal e o mar, teve 97.587 hastags. Esta praia fica no concelho de Portimão e tem mais de 1.5 km de areal. Aqui pode também encontrar a fortaleza de Santa Catarina que foi construída no século XVII para proteger o rio Arade. Esta praia, que é das mais conhecidas de Portugal, nos últimos anos tem sido palco do Mundialito do Futebol de Praia. Se quer disfrutar da tranquilidade da praia vá em setembro, onde pode aproveitar o excelente tempo, mas com muito menos pessoas que em julho e agosto.

Praia da Marinha, Lagoa 

Praia da Marinha, crédito Luis Ascenso via Flickr

A praia da Marinha que é considerada uma das mais bonitas de Portugal e da Europa teve um total de 46.263 hastags. Mas o reconhecimento desta praia, não é de agora, já vem de há muitos anos pois, em 1998, foi distinguida com o prémio “Praia Dourada”, devido aos seus valores naturais exclusivos. A água é tão transparente e cristalina, que se levar uns óculos de mergulho vai conseguir observar as maravilhas do fundo do mar.

Praia da Luz, Luz

Praia da Luz, crédito João Alves via Flickr

O bronze foi para a praia da Luz com 35.256 hastags. Esta praia da Luz divide-se em duas partes. Como é comum nas praias algarvias uma das partes é composta por rochas e a outra parte por uma areia fina e branca. Esta é uma praia bastante concorrida especialmente no verão por ingleses, franceses, alemães e espanhóis. Mas não precisa de esperar pelo verão para conhecer esta praia, o outono e a primavera são também ótimas estações para a visitar. 

Praia da Ursa, Sintra

Praia da Ursa, crédito Vitor Oliveira via Flickr

A praia da Ursa situa-se mesmo ao lado do Cabo da Roca. Esta praia teve um total de 23.407 hastags. Para chegar a esta praia deserta vai ter que fazer um caminho que desce pelo penhasco, pode parecer assustador, mas depois da descida vai ver que valeu a pena, porque o que vai encontrar é uma praia deserta entre penhascos e pedras. Mantenha-se longe dos penhascos pois alguma pedra pode cair. Sugerimos-lhe que leve uma camisola e fique para o pôr do sol. 

Praia da Falésia, Albufeira

Praia da Falésia, crédito Vitor Oliveira via Flickr

Segundo os utilizadores do Tripadvisor, a praia da Falésia é a 13ª melhor do mundo, e neste top 10 contou com 22.914 hastags, o que lhe valeu o quinto lugar. Esta praia conta com mais de 6 km de extensão de uma areia fina e um mar transparente que farão com que queira voltar. Durante o verão fica com menos areal disponível para si,  mas consegue sempre um cantinho. Leve o telemóvel até à falésia fotografe as falésias cor de laranjas em contraste com o mar azul e tire fotografias como nunca! 

Praia do Guincho, Cascais

Praia do Guincho, crédito Vitor Oliveira via Flickr

Apesar dos raros dias no Guincho sem vento, esta praia teve 22.145 hastags. Com um plano de fundo privilegiado como a Serra de Sintra esta praia permite-lhe ter um contacto com a natureza de forma muito especial. Se quiser evitar o vento e aproveitar da melhor maneira o que o Guincho tem para lhe oferecer, vá em setembro, quando o vento vem maioritariamente do quadrante sul o que faz com que fique quente e por vezes até aqueça a água.

Praia Verde, Castro Marim 

Praia Verde, crédito Vitor Oliveira via Flickr

Se quer relaxar e aproveitar as férias rodeado por uma floresta de pinheiros verdes esta praia é o local ideal para si. Esta praia é diferente da maioria das outras, compostas por falésias ou pedras, na praia de Verde o que o rodeia são as verdes árvores. Se é um friorento esta praia é a indicada para si pois é das praias em que a água é mais quente, este fenómeno acontece por ser uma praia que está mais perto do Mar Mediterrâneo.

Praia do Amado, Carrapateira

Praia do Amado, crédito Vitor Oliveira via Flickr

Apesar desta praia ter tido apenas 15.217 hastags, é uma das emblemáticas praias entre os alemães e os ingleses que gostam de praticar surf. Também é considerada um dos melhores locais para fazer surf em Portugal e é por isso que é frequentada por surfistas de toda a Europa. Por este motivo ocorrem aqui muitas competições internacionais. Mas se pensa que esta praia só é frequentada por peritos, engana-se pois existem escolas de surf. Para disfrutar de toda esta diversão e do contacto com a natureza pode trazer o seu amigo de quatro patas. 

Praia do Barril, Tavira

Praia do Barril, crédito Vitor Oliveira via Flickr

A oeste da cidade na Ilha de Tavira encontramos a praia do Barril. Esta que é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve contou com 13.047 hastags. Pode não parecer, mas esta praia é um pouco mais selvagem do que algumas das praias ao longo desta costa. A ausência de falésias ou quaisquer dunas altas vai fazer com que sinta bem o vento quando ele estiver a soprar. Entre as dunas da praia do Barril pode encontrar o Cemitério das Âncoras, onde estão dispostas em filas centenas de âncoras enferrujadas. As âncoras são uma espécie de memorial à indústria da pesca do atum que costumava prosperar ao longo desta costa.

Praia de Carcavelos, Carcavelos

Praia de Carcavelos, crédito Jota Ene via Flickr

Por último, temos a praia de Carcavelos com 12.397 hastags. Esta praia é uma das mais emblemáticas da linha de Cascais, com ótimos acessos, e uma paragem de comboio mesmo em cima da praia. No verão é ótima para surfar, ou aprender a surfar pois o mar costuma sempre ser pequeno e calmo. Se alugar um toldo em frente ao Sushi, no meio da praia terá uma ótima vista sobre a praia e muita privacidade.

Artigo anterior“250 anos, 250 sabores”: Conheça a nova Rota Gastronómica de Castelo Branco
Próximo artigoTop Atlântico lança programa de Viagens mais Sustentáveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui