O el Mundo elegeu as 10 melhores rotas para fazer de autocaravana e incluiu Portugal. A pensar na liberdade, na distância social e na diversão que as caravanas trazem, o el Mundo selecionou dez rotas onde se pode aproveitar de perto a natureza, a cultura e os desportos de aventura, para os mais destemidos.

1. ‘Glamping’ a la Francesa

‘Glamping’ a la Francesa @el Mundo

Desde há uns anos que acampar se tornou glamoroso e o Camping La Parenthèse é especialista em glamping e slow travel, com várias opções de acampamento todas de luxo. Este acampamento localiza-se em Dordogne Périgord, uma região francesa, espetacular para caminhadas, passeios de bicicleta, para descobrir as suas aldeias, os seus castelos e os mercados de artesanato. Este acampamento vai estar aberto desde 20 de junho até 26 de setembro. 

2. Gargantas de Verdon (França)

Gargantas de Verdon @el Mundo

Entre Marselha e Nice, nos Alpes Provençais, estão as Verdon Gorges. Para chegar ao prodígio da natureza tem de passar pelas aldeias Moustiers-Sainte-Marie e Rec, para que possa disfrutar de vistas deslumbrantes e águas azuis-esverdeadas que correm entre desfiladeiros de 700 metros de altura. Tem ainda a possibilidade para fazer escalada, bungee jumping e caiaque. De forma a aproveitar este espaço a empresa Roadsurfer oferece trailers Fiat Ducato, Ford Nugget, entre outras. A oferta não tem limite de quilómetros e pode ser adquirida a partir de 75 euros/noite.

3.Portugal de Lado a Lado  

Portugal de Lado a Lado @el Mundo

O itinerário escolhido pelos vizinhos espanhóis começa em Portalegre, na fronteira com Espanha, atravessa algumas cidades de grande património histórico como: Estremoz, Évora e Beja.  Até chegar às margens do Atlântico, em Faro, passa por uma paisagem circundante e pelas montanhas costeiras de São Mamede e do Algarve. A empresa de aluguer McRent oferece, a partir de 109 euros, desde vans até caravanas com uma parte mais elevada que permite dormir acima da cabine do motorista.

4. Sierra de Tramuntana (Maiorca)

Sierra de Tramuntana (Mallorca) @el Mundo

Apesar das enseadas com um acesso tortuoso vale a pena fazer esta rota de 140 quilómetros cheia de pontos de vista; cidades costeiras, montanhas, encostas e falésias cobertas de pinheiros, porque após estes quilómetros a beleza é garantida. 

Perto do santuário de Lluc encontra a área de acampamento Sa Font Coberta, ideal para ir com crianças. 

Devido à atual situação a lotação foi reduzida para 125 lugares e não são permitidos animais de estimação. Pode desfrutar desta área a partir de 5 euros ao dia por pessoa, sendo que os menores de 14 anos não pagam.

5. Parque nacional de Ordesa y Monte Perdido (Huesca)  

Parque nacional de Ordesa y Monte Perdido (Huesca) @El Mundo

Este parque nacional é o segundo mais antigo de Espanha, e existe desde 1918. Esta reserva da Biosfera e Património Mundial pela Unesco é o lugar perfeito para fazer ciclismo e caminhadas.

A 12 minutos de carro deste parque dos Pirinéus de Huesca, está o parque Camping Viu, rodeado por uma paisagem montanhosa, que oferece vistas dignas de cartão-postal. Esta empresa familiar tem terrenos para tendas e caravanas, mas também para bungalows de madeira. Os lotes podem ser alugados por 60 euros/mês os bungalows a partir de 90 euros/mês, estes valores incluem quatro pessoas.

6.Conil de la Frontera (Cádiz) 

Conil de la Frontera (Cádiz) @El Mundo

Esta é uma das cidades mais populares da costa de Cádis, que oferece excelentes praias como Castilnovo, Los Bateles e La Fontanilla. Além disto, restaurantes como Bicicletta ou El Escondite de Conil oferecem uma vasta variedade de pizzas e pratos vegans. Também pode encontrar uma ampla variedade de excursões e atividades para fazer nos arredores.

Em El Palmar, cidade vizinha, pode encontrar um acampamento simples que tem uma piscina sazonal e bungalows de madeira, que fica a menos de um quilómetro da praia. A partir de 42 euros/noite pode alugar os bungalows para duas pessoas.

7. Valle del Ambroz (Cáceres)

Vallle del Ambroz (Cáceres) @El Mundo

O vale do Ambroz oferece uma paisagem montanhosa cheia de azinheiras, castanhas e pinheiros, com espécies únicos, como o sobreiro de La Fresneda que fica em Aldeanueva del Camino, a bétula do Porto de Honduras ou os castanheiros das Casas del Monte. Esta é uma rota com boas estradas para que possa explorar calmamente num motorhome ou numa caravana. Alguns dos locais onde deve parar: 

– Na cidade de Hervás para que possa caminhar pelo bairro judeu, visitar o Palácio Sotofermoso na Abadia e descansar no spa Baños de Montemayor. O aluguer de vans, com duas camas, para quatro na Indie Campers pode ficar-lhe em 37,60 euros/noite. 

8. Lugo em autocaravana

Praia de Las Catedrales @El mundo

Na província de Lugo pode visitar castros como Zoñán, os mosteiros de Vilanova de Lourenzá, os portos como Rinlo e as famosas praias de Los Castros e Las Catedrales.

La Marinã é uma vila de pescadores que tem como património a catedral de San Martiño de Mondoñedo, uma das mais antigas de Espanha.

Perto de todos estes pontos turísticos pode encontrar o Parque Atalaia Camper, considerado um dos melhores parques de Espanha devido à sua localização à beira-mar com bom atendimento e manutenção, aceitam animais de estimação, o Wi-Fi é gratuito e é possível alugar bicicletas elétricas. Tudo isto a partir de 10 euros.

9.Tarragona para ciclistas

Tarragona para Ciclistas @El Mundo

Esta rota destina-se sobretudo para quem viaja de bicicleta às costas. A Costa Dourada é considerada uma área privilegiada para a prática de ciclismo. Exemplo disso é o município de Montroig del Camp que tem até 18 itinerários de diferentes níveis, tanto na costa como no interior, o que lhe permite fazer uma trilha bastante diversificada ao longo do Mediterrâneo, com passagens de montanha como Coll de Fatxes, Masboquera, Teixeta ou Prades. 

A um passo destes destinos situa-se o Playa Montroig Camping Resort – um dos melhores acampamentos de Espanha. Este acampamento possui um local para sintonizar a bicicleta e dessa forma a proteger, um ponto de informação sobre as várias rotas coordenadas por especialistas em ciclismo, uma oficina e por último um serviço de aluguer de bicicletas. Pode ter um fim de semana para quatro pessoas a partir de 1.120 euros. 

10. Paisajes de Navarra

Paisajes de Navarra @El Mundo

A última rota apresentada pelo El Mundo fica em Navarra. Neste destino, que deve ser explorado livremente e sem pressa, um dos locais por onde tem que passar é a Selva de Irati envolvida pelas montanhas dos Pirinéus Navarras. O que também não deve ficar de fora é uma das aldeias mais charmosas do Norte: Ochagavía assim como a paisagem marciana das Bardenas Reales e cidades como Olite, Viana ou Tudela. 

Em Villafranca situa-se o Bardenas Camping que oferece diversas opções de hospedagem – bungalows, apartamentos e casas móveis -, além dos espaços verdes tem também um restaurante, uma churrasqueira, uma piscina, um espaço para fazer exercício e um playground. Pode obter um apartamento para quatro pessoas a partir de 62 euros/noite. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui