O el Mundo elegeu as 10 melhores rotas para fazer de autocaravana e incluiu Portugal. A pensar na liberdade, na distância social e na diversão que as caravanas trazem, o el Mundo selecionou dez rotas onde se pode aproveitar de perto a natureza, a cultura e os desportos de aventura, para os mais destemidos.
1. ‘Glamping’ a la Francesa

Desde há uns anos que acampar se tornou glamoroso e o Camping La Parenthèse é especialista em glamping e slow travel, com várias opções de acampamento todas de luxo. Este acampamento localiza-se em Dordogne Périgord, uma região francesa, espetacular para caminhadas, passeios de bicicleta, para descobrir as suas aldeias, os seus castelos e os mercados de artesanato. Este acampamento vai estar aberto desde 20 de junho até 26 de setembro.
2. Gargantas de Verdon (França)

Entre Marselha e Nice, nos Alpes Provençais, estão as Verdon Gorges. Para chegar ao prodígio da natureza tem de passar pelas aldeias Moustiers-Sainte-Marie e Rec, para que possa disfrutar de vistas deslumbrantes e águas azuis-esverdeadas que correm entre desfiladeiros de 700 metros de altura. Tem ainda a possibilidade para fazer escalada, bungee jumping e caiaque. De forma a aproveitar este espaço a empresa Roadsurfer oferece trailers Fiat Ducato, Ford Nugget, entre outras. A oferta não tem limite de quilómetros e pode ser adquirida a partir de 75 euros/noite.
3.Portugal de Lado a Lado

O itinerário escolhido pelos vizinhos espanhóis começa em Portalegre, na fronteira com Espanha, atravessa algumas cidades de grande património histórico como: Estremoz, Évora e Beja. Até chegar às margens do Atlântico, em Faro, passa por uma paisagem circundante e pelas montanhas costeiras de São Mamede e do Algarve. A empresa de aluguer McRent oferece, a partir de 109 euros, desde vans até caravanas com uma parte mais elevada que permite dormir acima da cabine do motorista.
4. Sierra de Tramuntana (Maiorca)

Apesar das enseadas com um acesso tortuoso vale a pena fazer esta rota de 140 quilómetros cheia de pontos de vista; cidades costeiras, montanhas, encostas e falésias cobertas de pinheiros, porque após estes quilómetros a beleza é garantida.
Perto do santuário de Lluc encontra a área de acampamento Sa Font Coberta, ideal para ir com crianças.
Devido à atual situação a lotação foi reduzida para 125 lugares e não são permitidos animais de estimação. Pode desfrutar desta área a partir de 5 euros ao dia por pessoa, sendo que os menores de 14 anos não pagam.
5. Parque nacional de Ordesa y Monte Perdido (Huesca)

Este parque nacional é o segundo mais antigo de Espanha, e existe desde 1918. Esta reserva da Biosfera e Património Mundial pela Unesco é o lugar perfeito para fazer ciclismo e caminhadas.
A 12 minutos de carro deste parque dos Pirinéus de Huesca, está o parque Camping Viu, rodeado por uma paisagem montanhosa, que oferece vistas dignas de cartão-postal. Esta empresa familiar tem terrenos para tendas e caravanas, mas também para bungalows de madeira. Os lotes podem ser alugados por 60 euros/mês os bungalows a partir de 90 euros/mês, estes valores incluem quatro pessoas.
6.Conil de la Frontera (Cádiz)

Esta é uma das cidades mais populares da costa de Cádis, que oferece excelentes praias como Castilnovo, Los Bateles e La Fontanilla. Além disto, restaurantes como Bicicletta ou El Escondite de Conil oferecem uma vasta variedade de pizzas e pratos vegans. Também pode encontrar uma ampla variedade de excursões e atividades para fazer nos arredores.
Em El Palmar, cidade vizinha, pode encontrar um acampamento simples que tem uma piscina sazonal e bungalows de madeira, que fica a menos de um quilómetro da praia. A partir de 42 euros/noite pode alugar os bungalows para duas pessoas.
7. Valle del Ambroz (Cáceres)

O vale do Ambroz oferece uma paisagem montanhosa cheia de azinheiras, castanhas e pinheiros, com espécies únicos, como o sobreiro de La Fresneda que fica em Aldeanueva del Camino, a bétula do Porto de Honduras ou os castanheiros das Casas del Monte. Esta é uma rota com boas estradas para que possa explorar calmamente num motorhome ou numa caravana. Alguns dos locais onde deve parar:
– Na cidade de Hervás para que possa caminhar pelo bairro judeu, visitar o Palácio Sotofermoso na Abadia e descansar no spa Baños de Montemayor. O aluguer de vans, com duas camas, para quatro na Indie Campers pode ficar-lhe em 37,60 euros/noite.
8. Lugo em autocaravana

Na província de Lugo pode visitar castros como Zoñán, os mosteiros de Vilanova de Lourenzá, os portos como Rinlo e as famosas praias de Los Castros e Las Catedrales.
La Marinã é uma vila de pescadores que tem como património a catedral de San Martiño de Mondoñedo, uma das mais antigas de Espanha.
Perto de todos estes pontos turísticos pode encontrar o Parque Atalaia Camper, considerado um dos melhores parques de Espanha devido à sua localização à beira-mar com bom atendimento e manutenção, aceitam animais de estimação, o Wi-Fi é gratuito e é possível alugar bicicletas elétricas. Tudo isto a partir de 10 euros.
9.Tarragona para ciclistas

Esta rota destina-se sobretudo para quem viaja de bicicleta às costas. A Costa Dourada é considerada uma área privilegiada para a prática de ciclismo. Exemplo disso é o município de Montroig del Camp que tem até 18 itinerários de diferentes níveis, tanto na costa como no interior, o que lhe permite fazer uma trilha bastante diversificada ao longo do Mediterrâneo, com passagens de montanha como Coll de Fatxes, Masboquera, Teixeta ou Prades.
A um passo destes destinos situa-se o Playa Montroig Camping Resort – um dos melhores acampamentos de Espanha. Este acampamento possui um local para sintonizar a bicicleta e dessa forma a proteger, um ponto de informação sobre as várias rotas coordenadas por especialistas em ciclismo, uma oficina e por último um serviço de aluguer de bicicletas. Pode ter um fim de semana para quatro pessoas a partir de 1.120 euros.
10. Paisajes de Navarra

































