A pitoresca vila alentejana Evoramonte, cuja história remonta a períodos pré-históricos, soube lidar com os desafios da atualidade e reforçou a sua oferta turística e hoteleira, elevando a fasquia de forma a proporcionar aos seus visitantes uma experiência única e enriquecedora.
Damos a conhecer algumas das atrações que poderá encontrar neste local de uma beleza natural e carácter singular, onde todos se esforçam para assegurar uma vivência interessante, agradável e relaxante.

Restaurante

A inauguração do restaurante Howard’s Folly, em março de 2020, não foi tão afortunada como a respetiva equipa teria desejado, dado que se lhe seguiu o primeiro confinamento. Com efeito, assim que as portas reabriram, foi imposto um novo confinamento. 

O Howard’s Folly tirou partido deste revés para identificar fornecedores locais específicos, capazes de proporcionar as cores, texturas e sabores que o chefe tinha em mente. Além de se concentrar nos ingredientes locais, o chef tirou algum tempo para revisitar e reinventar alguns pratos locais.

Assim nasceu o gaspacho, uma deliciosa combinação de técnica moderna e legado alentejano. Surgiram também novos pratos excitantes como os espargos, a cabeça de xara e a gema de ovo frita com panko, bem como a tarte merengada de limão com “pó” de azeitona preta. Estes e muitos mais farão as delícias das suas papilas gustativa.

Com uma nova carta de vinhos, novas obras de arte em exibição e uma equipa de atendimento ao público revitalizada, o Howard’s Folly aguarda a sua visita.  

Para mais informações visite https://www.howardsfollywine.com/restaurant-visitor-centre/.

Onde dormir?

No The Place at Evoramonte encontrará o alojamento Bed and Breakfast mais tranquilo, no coração do Alentejo com o melhor que este tem para oferecer, tudo no topo da colina, dentro das muralhas da vila, mesmo ao lado do famoso castelo.

Foi criado um guia para os todos os visitantes que coloca em destaque os melhores locais desta zona do Alentejo, com informações atualizadas para fornecer a quem vai visitar a zona, com o objetivo de lhe mostrar um amplo leque de atividades por onde escolher. 

Além disto, foi criado um guia Digital, que os visitantes podem aceder em qualquer dispositivo e levar consigo durante a sua viagem por esta zona.

No Terraço do The Place poderá assistir a um fantástico pôr do sol, um sítio perfeito e privativo para tomar pequenos-almoços, jantar e relaxar, acompanhado de fantásticos vinhos locais.

Para mais informações consulte: https://evoramonte.com.

O que visitar/ o que fazer?

O projeto Amor é Cego representa a ‘teimosia’ no que se refere à conservação do tradicional olival de azeitona galega, plantado há 70 anos e que está na família há 3 gerações.

Ao longo dos períodos de confinamento mantiveram sempre uma atitude positiva, procurando aumentar as vendas em linha e, sobretudo, tentando reforçar as exportações para novos mercados.

Promovem visitas à exploração, onde ensinam a degustar azeite virgem extra galega (nativa de Portugal), apreciando as suas qualidades à sombra de um zambujeiro milenar e a história da quinta.

A degustação local do azeite, junto do produtor, é a melhor forma de saber como é feito e ter confiança no que está a provar. Em parceria com o chef Francesco Ogliari, do restaurante Tua Madre, em Évora, desenvolvem uma experiência que inclui uma degustação de azeite acompanhada por um jantar composto por um menu de 5 pratos.

Para mais informações visite https://azeiteamorecego.pt/pt/.

Sensa é quem gere a loja The Craft Shop, despendeu algum tempo a aprender como criar os mais do que típicos Bonecos de Estremoz. Antes da pandemia, dedicava-se essencialmente à venda a retalho de trabalhos de terceiros, mas atualmente está a criar de raiz este figurado único, que vende na loja de artesanato. Em paralelo, dedicou-se às Casas de Pedra Originais e compôs uma considerável coleção para venda. O seu marido, José, também aproveitou o tempo disponível para criar alguns artigos colecionáveis ímpares a partir de materiais encontrados na natureza. É fantástico que uma loja de artesanato exponha tantos artigos únicos e distintos, pois tal é refrescante para os visitantes, que têm a possibilidade de ver algo de diferente e novo. Pode visitar a loja, ver todos os seus produtos e observar Sensa enquanto desenvolve o seu trabalho. Para mais informações visite https://evoramonte.com/pt/explora.

A Herdade dos Outeiros Altos nasceu do sonho de criar um projeto familiar que unisse a natureza e que permitisse dar largas à paixão pelos vinhos.

Uma das vantagens imprevistas do confinamento foi o facto de ter permitido aos proprietários concentrarem-se a 100% na vinha durante o período fundamental de 6 meses que antecedeu a colheita. Assim, acompanharam o crescimento da vinha e adotaram as melhores medidas diariamente. Uma vez que este ano proporcionou também muito bons níveis de pluviosidade, a colheita resultou especial, com fantásticos vinhos e uma produção acrescida.

Os visitantes podem conhecer a adega, as vinhas (100% biológicas) e espaços naturais envolventes, assim como provar os vinhos da herdade.

Para mais informações consulte: https://www.herdadedosouteirosaltos.pt/pt/.

Artigo anteriorHotel Solverde SPA & Wellness Center propõe almoços à beira da piscina
Próximo artigoHá uma nova carta para provar no Rooftop do ViaCatarina Shopping

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui