Cascais é conhecido pelo encanto das suas ruelas tranquilas, os belos palacetes, os barquinhos coloridos à beira-mar e, claro, a famosa Marina de Cascais, que é a terceira maior do país. Mas este local também é um bom mostruário no que refere-se à cozinha portuguesa. Com o outono a chegar, o que não faltam são novos spots e novidades da época nas suas ementas a conhecer nesta temporada.

QabdaQ Café

QabdaQ. Crepioca Salmão Fumado. Crédito Maria Mattos.

Com uma localização privilegiada e uma bela vista do farol de Santa Marta, um dos pontos turísticos mais fotografados na cidade, o recém inaugurado QabdaQ Café leva novos sabores à Marina de Cascais. A criatividade apura-se em trabalhar uma variedade de produtos brasileiros, como pão de queijo – produzido com queijos selecionados – , tapioca, crepioca, açaí, entre outros itens com ligação à cafeteria e ao brunch, como panquecas, tostas, yogurts, croissants e kombuchas. O preço médio dos pratos é de 10 euros

Com o outono a conquistar o seu lugar no calendário, a ementa convida a experimentar sabores da estação. As crepiocas de salmão fumado com queijo creme e a de atum com queijo Philadelphia, cebola crocante e azeitonas, ambas acompanhadas de mix salada com folhas crocantes, são as estrelas na proposta. Há também as imperdíveis Tostas, disponíveis nos sabores queijo, mista e a Qabdaq, mista acrescida de mozzarella fresca, tomate, salada e molho balsâmico, perfeitas para acompanhar os cafés especiais da casa como o Bombom, feito com café, leite condensado e chocolate, e o clássico Macchiato. O preço médio para duas pessoas é de 25 euros.

Sacas Eatery-Bar

Sacas. Burguizza. Crédito Maria Mattos.

O segundo spot é a Sacas Eatery-Bar, que encontra-se  no piso térreo do cais da Marina. O charmoso restaurante fica a cargo do casal de irmãos Mónica Vargas e Salvador. Este ano acabou por mudar a decoração por completo criando um espaço mais fresh e trendy.

Além disso, traz também novos sabores para a ementa. Para começar, o pão recheado com queijo e chouriço. Outra excelente sugestão é o novo Spaghetti de Burrata, feito com massa salteada com pesto, tomate cherry confitado, burrata, gema de ovo e parmesão. Já para os fanáticos por hambúrguer, a dupla criou o Burguizza, que é um género de calzone recheado com hambúrguer, molho de tomate e queijo de pizza, podendo ainda escolher 2 ingredientes à escolha para acrescentar. Assim como o novo Mó Burger, feito com hambúrguer de 200gr de carne grelhada com queijo de cabra, cebola caramelizada e redução de vinagre balsâmico. 

Mercearia Vencedora

Mercearia Vencedora. A famosa Picanha de corte fino. Crédito Martia Mattos.

Por último a Mercearia Vencedora, um tradicional restaurante em Cascais que funciona hoje na Marina e traz um conceito muito familiar, a começar pela decoração acolhedora, onde se destaca um ambiente confortável e quente. 

A ementa, que embora atualizada ao longo dos anos conforme as novas tendências, mantém a maioria dos pratos iniciais, assim como opções que consagraram a casa, como a famosa Picanha de corte fino acompanhada por feijão preto, arroz e batata assada com maionese caseira. Outro destaque da carta é o célebre Bife à Mercearia Vencedora, onde o molho é um segredo guardado a sete chaves

As massas, frutos do mar e saladas também brilham no menu. A começar pela Salada chèvre, preparada com alface, rúcula, tomates cherry, presunto, croutons, nozes, queijo de cabra e redução de vinagre balsâmico. Há também o Polvo à Lagareiro acompanhado de legumes salteados. Para beber, encontra-se na carta vinhos rótulos das regiões do Douro e do Alentejo, além da coquetelaria com opções que vão das clássicas caipirinhas e caipiroskas, passando por uma gama de gins e as sangrias de espumante tanto de maracujá como de frutos vermelhos.

Artigo anteriorMonky, o novo restaurante asiático do Algarve
Próximo artigoInterContinental Hotels & Resorts celebra 75 anos com ofertas imperdíveis em Lisboa e no Porto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui