A Minimal entrou para a história da gastronomia ao tornar-se a primeira gelataria do mundo a receber uma estrela Michelin. Aberto desde 2021, o espaço localiza-se em Taichung, Taiwan, e foi distinguido pelo Guia Michelin da região a 30 de setembro.
Com o gelado como protagonista, o chef Arwin Wan preparou um menu composto por sete pratos, servidos a diferentes temperaturas, e que muda todas as estações. “A MINIMAL distingue-se por ser mais do que uma simples gelataria. Centrando-se no gelo e no gelado, o restaurante coloca camadas de sabores e texturas através de variações de temperatura e combinações criativas, utilizando ingredientes locais únicos de Taiwan”, lê-se no comunicado do Guia Michelin.
A experiência completa de degustação custa 1200 dólares taiwaneses (cerca de 34 euros) e tem a duração de cerca de duas horas e meia. Os participantes são convidados a provar vários gelados com diferentes texturas, do sorbet ao nitro ice. A doçaria pode ser acompanhada por bebidas não alcoólicas que constam no menu, nomeadamente chás, que custam 14 euros.
Utilizando produtos locais, os sabores do gelado baseiam-se em combinações como sake e flores de gengibre selvagem, licor chinês kaoliang com lichia e ameixas verdes, ou gin combinado com agulhas de pinheiro, matcha e bagas de zimbro.