Entre atrasos nos aeroportos, cancelamentos de companhias aéreas e falta de funcionários nos hotéis, a experiência de viagem neste verão está longe de ser o que era antes da pandemia.

Nesse sentido, para ajudar a melhorar a experiência de viagem, sete profissionais seniores do setor de viagens – que também são passageiros frequentes – elaboraram uma lista com os seus principais truques de viagem neste verão que aconselham aos viajantes.

Spencer Hanlon, chefe de viagens da Nium, especialista em pagamentos de viagens B2B

“Quando se trata de reservar o voo, o melhor é reservar para o início do dia, pois os atrasos aumentam e aumentam ao longo do dia (especialmente em horários continentais e domésticos); e vá para a companhia aérea com a qual tem o status de passageiro frequente mais alto, pois se houver um problema, eles darão prioridade e acesso mais rápido ao atendimento ao cliente.

“Enquanto isso, na hora de se preparar para a viagem, prefira uma mochila em vez de uma mala com rodinhas, pois raramente são tiradas durante o embarque. Compre comida e bebida antes de embarcar ou coma antes de voar também, pois muitos aeroportos têm quiosques fechados ou enormes filas de espera, o que significa que pode passar fome. Pense no roaming móvel também, imagine ficar preso nalgum lugar onde não tem acesso a dados, mas precisa de remarcar o seu voo ou ligar para uma linha de atendimento ao cliente que não seja local.

“Finalmente, se tiver cancelamentos ou atrasos nos voos, faça uma boa leitura do seu seguro de viagem para saber em que situação está e, qualquer decisão que tome, seja rápido: aquele voo que pode levá-lo para casa hoje à noite se esgotará em minutos, pois outros passageiros percebem a mesma coisa.”

Fabián Gonzalez, co-fundador do Forward_MAD, evento de turismo de luxo que acontece de 4 a 6 de outubro em Madrid

“Os viajantes de luxo talvez não precisem se preocupar com esses problemas tanto quanto os outros viajantes, então sempre que puder, tente copiar essa abordagem de luxo para viajar. Tenha em mente que nem sempre tem que custar uma fortuna. Por exemplo, já considerou que nenhuma companhia aérea exclui passageiros da primeira classe ou da classe executiva do voo? Também sempre dão prioridade quando se trata de remarcações. Às vezes, um bilhete de classe executiva não pode ser muito mais caro do que um assento normal, então esses euros extras podem fazer muita diferença em caso de atraso”.

“Quando se trata de voar, as viagens de luxo geralmente significam também voos de longa distância. Estas viagens estão a enfrentar consideravelmente menos interrupções por vários motivos – talvez o mais importante seja porque são as mais lucrativas para as companhias aéreas”.

Neville Isaac, Chief Customer Officer da Beonprice, o serviço de gestão de receitas para o setor da hotelaria

“Em última análise, tudo é uma questão de preço e todos valorizam as coisas de maneira diferente. Então pergunte a si mesmo, qual é o valor – económico ou não – que está a colocar na viagem? Se houver um acordo de um milhão de dólares em jogo ou for ao casamento do seu filho, realmente quer colocar isso em risco chegando na noite anterior? A julgar por alguns dos comentários que os viajantes descontentes têm dado à comunicação social, temos a impressão de que muitos estão fazer exatamente isso.

“Pense também um problema pode ter um lado bom. Nos Estados Unidos, muitas companhias aéreas estão a oferecer aos passageiros uma compensação em dinheiro pela aceitação de voos alternativos, em alguns casos, até US$ 10.000 por passageiro. Não preciso aconselhá-lo sobre o que fazer nessa situação, mas, claramente, quando se deparar com uma interrupção, tente pensar em como contornar a situação. Você estava tão empenhado em ir ao seu destino de qualquer maneira? Talvez haja uma opção mais barata e conveniente disponível numa reserva de última hora.”

Matthew Chapman, CTO do provedor de tecnologia de reservas de viagens Vibe

“Primeiro, pague com cartão de crédito – e não de débito, pois na maioria dos casos isso dá uma proteção muito maior ao consumidor: se o serviço não for entregue, é responsabilidade da operadora do cartão de crédito reembolsá-lo.

“Em segundo lugar, tenha em mente que a realidade é que muito poucas pessoas estão a ter os seus planos de viagem realmente cancelados. Em vez disso, o que estamos a ver são algumas mudanças nos detalhes – horários de voos, mudança de hotel, etc. – e, claro, muitos atrasos e interrupções”.

“É muito importante que todos nós mudemos e realinhemos as nossas expetativas para aquilo que é o mundo atual”.

Wolfgang Emperger, vice-presidente sénior da Europa, África e Reino Unido e Irlanda do líder de tecnologia de hospitalidade Shiji

“Para quem viaja a negócios, coloque o dia em que está a viajar na sua agenda como um ‘dia de viagem’ e nada mais: assim não ficará stressado porque está a perder uma importante reunião de negócios agendada para algumas horas após a chegada planeada.

“Da mesma forma, esteja preparado para não haver serviço de quarto – ou mesmo restaurantes fechados (ligue com antecedência para confirmar isso) – então abasteça-se num supermercado ou loja da esquina com água engarrafada e lanches básicos.

“Infelizmente, apesar de pagar taxas pré-COVID, a consistência do serviço não retornará por algum tempo e isso é um fato com o qual temos que lidar agora. Mas lembre-se de que as pessoas com quem estamos lidando na linha de frente são as que mantêm o sistema vivo. Portanto, não os responsabilize pela situação, eles estão apenas tentando nos ajudar, então seja gentil e gentil.”

Janis Dzenis, diretora de relações públicas do recém-lançado site de comparação de preços de voos WayAway

“Há coisas que você pode fazer com certeza, como dar uma olhada no Flightradar24 para garantir que o avião não esteja muito atrasado antes de sair para o aeroporto, viajar apenas com bagagem de mão, chegar cedo ao aeroporto e comprar um passe de lounge para relaxar.

“Mas o mais importante é mudar a sua atitude em relação às viagens, como reage a circunstâncias extremas, em última análise, depende apenas de você e você paga o preço emocional da decepção (ou até, para alguns, da raiva!). Estamos no mesmo barco, então respire fundo.”

Roman Townsend, diretor administrativo da consultoria de relações públicas de tecnologia de viagens Belvera Partners

“Reserve através de um agente de viagens real, pessoa real ou empresa de gestão de viagens que lhe dá um serviço personalizado e que você sabe que estará disponível – 24 horas por dia – para ajudá-lo em caso de quaisquer problemas, por mais triviais que sejam. Aceite que isso custa mais dinheiro e veja isso como um investimento na sua viagem. Se não puder pagar, fique menos dias ou opte por um hotel mais barato. Ou simplesmente não viaje neste feriado e economize dinheiro para o próximo. Além de estar lá para ajudá-lo em caso de atrasos ou cancelamentos, eles estão em melhor posição para aconselhá-lo sobre quais as companhias aéreas, aeroportos ou hotéis que estão a enfrentar os maiores problemas e, assim, evitar os problemas com antecedência.”

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