A nova proposta do chef Vítor Sobral chama-se Lota da Esquina e presta tributo à tradição piscatória da vila de Cascais e aos homens do mar. Localizado no antigo edifício da Docapesca, na baía de Cascais, conta com duas salas de restaurantes, uma esplanada e dois bares (um deles com uma área para dançar). Este é o espaço mais ambicioso e multifacetado onde Vítor Sobral assume o papel de chef executivo.

O novo espaço divide-se nos quatro elementos: Água, Fogo, Terra e Ar, cada um no seu espaço. No piso térreo, privilegia-se o peixe e o marisco no restaurante dedicado à água, onde a carta varia diariamente consoante o pescado que estiver disponível no mercado no próprio dia. As propostas de peixe marinado ou de ceviche de peixe branco são exemplo disso, seja para consumo individual ou para partilhar. Escolhido o peixe pelo cliente, este pode optar pela sua confeção quer seja grelhado no carvão, numa moqueca, arroz, massada ou caril.

Restaurante dedicado à água

Ao lado, o bar Ar acolhe os clientes enquanto aguardam pela mesa ou que simplesmente que pretendam beber uma bebida num puro momento de descontração. Já no piso de cima, os conceitos são fogo e terra. Na sala dedicada ao Fogo, cuja abertura está prevista para dezembro, os legumes e a carne são cozinhados sobretudo ao lume do carvão que aquece esta cozinha, independente do espaço em baixo, assim como a própria equipa.

Vitela, cabrito, borrego, porco ou legumes grelhados, o ponto comum entre todos é o respeito pela gastronomia lusófona e pelo produto, a que o chef Vítor Sobral já nos habituou ao longo da sua carreira. No exterior, na esplanada Ar, serve-se champanhe e espumante acompanhados por ostras e marinados, com sabores leves para enaltecer o elemento ar. São sobretudo pratos para partilha, como os petiscos, saladas de bivalves ou de marisco, entre as várias propostas que convidam à boa conversa, como manda a tradição portuguesa.

Mas a grande novidade do Lota da Esquina, que marca a diferenciação da restauração do chef Vítor Sobral, é o bar Terra com espaço de animação. Aliar a restauração ao divertimento é uma tendência que tem vindo a crescer, e que vai ao encontro da vontade de Vítor Sobral de proporcionar um espaço onde os clientes podem conviver, dançar e permanecer após uma boa refeição. O Bar Terra está localizado no primeiro andar e pretende ser um reflexo da mistura de nacionalidades que convivem em Cascais, com bebidas e cocktails do mundo inteiro. Ao lado, o espaço de dança é animado com música ao vivo ou por um Dj, sempre com a garantia de boa disposição e descontração.

Artigo anteriorO InterContinental Lisbon está a oferecer vouchers para estadias nos jantares de grupo de Natal
Próximo artigoOs pratos saudáveis e deliciosos do Honest Greens chegaram ao Chiado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui