O esplendor original da Roma antiga regressa aos dias de hoje com o primeiro autocarro turístico de realidade virtual e, graças à tecnologia 3D, os grandes monumentos da cidade imperial podem ser vistos numa viagem através do tempo e do espaço.

Desde a passada quinta-feira, 23 de junho, romanos e turistas podem descobrir como era a capital italiana há 2.000 anos, graças à experiência imersiva deste autocarro, de 16 lugares, equipado com tecnologia de ponta, que foi criado pela empresa italiana Invisible Cities com o apoio do governo municipal e do Parque Arqueológico do Coliseu. Girogio Capaci, diretor-geral de Cidades Invisíveis, salientou que Roma será a primeira cidade do mundo a ter este sistema de realidade virtual.

Durante a visita, o ecrã exibirá projeções a cores dos monumentos mais importantes da Roma Imperial, tais como os Fóruns Imperiais, o Coliseu e o Teatro de Marcelo.

Todas estas reconstruções foram produzidas em conjunto com uma equipa de arqueólogos para alcançar o maior rigor histórico e para tornar as opiniões “cientificamente interessantes e informativas”, acrescentou Miguel Gotor, o conselheiro cultural do conselho municipal romano.

Além das projecções dos edifícios, à medida que o passeio avança, também será possível contemplar a vida dos antigos romanos, com crianças a brincar perto do Coliseu, comerciantes a vender produtos da época ou casais a passear entre os templos.

Estes vídeos em movimento, abalados pelo barulho do autocarro ao longo das antigas estradas da Cidade Eterna, são tornados mais realistas pela música e fragrâncias dentro do veículo, à medida que este passa perto de um antigo jardim ou do local onde os antigos comerciantes de especiarias costumavam ficar.

Os visitantes poderão também ativar um velocímetro, um magnetómetro e um laser de superfície para ver com mais detalhe a posição do veículo no espaço físico real e virtual, bem como para analisar os edifícios reconstruídos com mais detalhe.

O tour, que tem a duração de 30 minutos, está disponível em inglês em francês. Os bilhetes podem ser comprados online.

Artigo anterior5 razões para visitar a Feira Internacional de Artesanato de Lisboa
Próximo artigo‘The Best Dinner Show’: A experiência que alia a gastronomia a um show drag estreia este sábado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui