Após dez anos a mostrar à (sua) cidade de Lisboa — e a outras cidades por todo o mundo — o que é trash art, Bordalo II deu mais um passo no seu processo artístico. Conhecido por um repertório abundante em questões de sustentabilidade e poluição com impacto negativo na natureza, Bordalo II cria esculturas de animais de grande escala recorrendo a todo o género de lixo urbano, de restos de metal, contentores e brinquedos de plástico a pneus, mangueiras, cordas e lixo marinho e separadores de estrada.
Com o título EVILUTION, a nova e surpreendente exposição do Bordalo II ocupou um dos armazéns do novo Edu Hub Lisbon, um dos mais recentes projetos inovadores, a par da United Lisbon International School, de Chitra e Roman Stern, fundadores e proprietários do Martinhal Resorts, cuja paixão pela arte e o apoio incondicional a artistas portugueses abriu caminho para a criatividade artística e proporcionar uma exposição sem precedentes.
A exposição inclui uma série de peças conhecidas do público, bem como abordagens e estilos completamente novos. “Organizámos esta exposição como se fosse uma espécie de retrospetiva que engloba tudo o que temos feito nos últimos anos”, refere Bordalo, mencionando os cinco momentos distintos e, simultaneamente, complementares que caracterizam esta EVILUTION — um nome que demonstra a dualidade entre a evolução do mundo e o retrocesso malicioso e causado pelos humanos que daí advém.
Inaugurada a 8 de outubro, Evilution continuará em exibição por mais uma semana, até ao próximo domingo, dia 18 de dezembro, inclusive.