Créditos: stafichukanatoly

De norte a sul do país, longe da agitação do litoral marítimo, Portugal esconde autênticos tesouros de água doce rodeados por paisagens verdes.

As praias fluviais tornaram-se o destino de eleição para quem procura tranquilidade e contacto direto com a natureza. Entre águas frescas que nascem na serra e correntes cálidas que convidam a banhos prolongados, esta é uma seleção de 7 sugestões de praias fluviais, prontas para serem descobertas na próxima escapadinha de verão.

Praia fluvial da Congida – Freixo de Espada à Cinta

Praia fluvial da Congida. Créditos: Roteiro do Douro

Rodeada pela natureza do Parque Natural do Douro Internacional, a praia fluvial da Congida fica situada na albufeira da barragem de Saucelle, junto à fronteira com Espanha.

A praia, com uma piscina flutuante, dispõe ainda de diversas infraestruturas como um parque de merendas, parque infantil, bar com esplanada à beira rio e várias zonas de sombra. Há ainda um cais fluvial de onde partem passeios turísticos de barco que sobem o Douro.

Praia fluvial de Loriga – Seia

Praia fluvial de Loriga. Créditos: Visit Seia

Situada num vale glaciário no Parque Natural da Serra da Estrela, a praia fluvial de Loriga destaca-se pelas suas águas puras e cristalinas que brotam de uma nascente serrana, envolvidas por uma paisagem de relevo acidentado. Reconhecida nacionalmente, a praia foi finalista do concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal” na categoria de Praias Fluviais.

O local oferece um ambiente tranquilo ideal para os amantes da natureza, contando com boas infraestruturas de apoio que incluem um parque infantil para crianças e a possibilidade de realizar passeios pedestres e atividades de aventura.

Praia fluvial do Paul – Covilhã

Praia fluvial do Paul. Créditos: Andarilho

Localizada na zona sul da Serra da Estrela, a histórica vila do Paul destaca-se pela sua praia fluvial, nascida das águas frias e límpidas da Ribeira da Caia que moldaram a rocha ao longo do tempo. O calmo espaço conta com uma zona de areal, penedos ideais para piqueniques e rochas usadas para mergulhos pelos mais aventureiros.

Praia fluvial das Fragas de São Simão – Figueiró dos Vinhos

Praia fluvial das Fragas de São Simão. Créditos: Aldeias do Xisto

Aqui corre a Ribeira de Alge, rasgando as Fragas de São Simão e formando piscinas naturais em rocha. A praia fluvial fica entre duas fragas, onde é praticada escalada com diversas vias equipadas. As pedras mais pequenas são usadas como solário ou prancha de mergulho.

No local, existe um miradouro para quem quiser usufruir em plenitude das paisagens da zona e praia está equipada com serviço de bar, parque de merendas e instalações sanitárias.

Praia fluvial dos Olhos de Água – Santarém

Praia fluvial dos Olhos D’Água. Créditos: Câmara Municipal de Alcanena

Distinguida com a Bandeira Azul, a praia fluvial dos Olhos D’Água destaca-se pelas suas águas frias, cristalinas e ricas em biodiversidade, que brotam diretamente da nascente do Rio Alviela.

O espaço conta com uma zona balnear vigiada de 100 metros e garante boas condições de acessibilidade, dispondo de instalações sanitárias adaptadas para pessoas com mobilidade condicionada. A época balnear decorre até 31 de agosto, com a vigilância até 7 de setembro.

Praia fluvial da Albufeira de Santa Clara – Odemira

Praia fluvial da Albufeira de Santa Clara. Créditos: Câmara Municipal de Odemira

Localizada na albufeira da Barragem de Santa Clara, uma das maiores da Europa, e junto à aldeia de Santa Clara-a-Velha, em Odemira, esta praia fluvial destaca-se pelo seu magnífico espelho de água e ambiente tranquilo.

A zona balnear conta com uma plataforma flutuante e infraestruturas de apoio, sendo um local ideal para descansar ou praticar atividades lúdicas e desportivas, como canoagem, passeios de barco e a pesca do achigã, espécie abundante na região.

Praia fluvial Pego do Fundo – Alcoutim

Praia fluvial Pego do Fundo. Créditos: Visit Algarve

Localizada no nordeste algarvio, a poucos metros da vila de Alcoutim, esta praia fluvial destaca-se pelas suas águas tranquilas e cálidas, que podem atingir os 30°C no verão, e pelo seu areal de areias claras litorais em plena Ribeira de Cadavais. O espaço está envolvido por áreas ajardinadas, árvores de fruto, canaviais e um parque de merendas.

Conta também com infraestruturas completas que incluem áreas desportivas, restaurante, instalações sanitárias, estacionamento e vigilância durante a época balnear. Embora o nível da água possa oscilar no verão devido à evaporação, a sua qualidade mantém-se boa ao longo de toda a temporada.

Artigo anteriorGoma: a nova gelataria no Parque Eduardo VII para refrescar os dias de verão
Próximo artigoO que esperar e como chegar ao concerto de David Guetta este domingo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui