A Jetcost analisou o melhor mês, dia e hora para comprar uma passagem aérea dentro e fora da Europa, chegando à conclusão que o melhor dia da semana é à quarta-feira para reservar um voo com partida e destino em Portugal. A tarifa média é de 128 euros. Já a sexta-feira revelou-se ser o dia mais caro, com tarifas médias de 132 euros.
Para comprar um voo com destino à Europa, a quarta-feira também é o dia mais barato, com tarifas médias de 158 euros. Por outro lado, a sexta-feira continua a ser o dia mais caro, com tarifas médias de 163 euros.
Nos voos transcontinentais, a quarta-feira continua a ser o dia mais barato, com tarifas médias de 519 euros. A sexta-feira, mais uma vez, é o dia mais caro, com tarifas médias de 541 euros, uma diferença de 22 euros face a quarta-feira.
A melhor hora para reservar um voo
Por sua vez, a melhor hora para comprar uma viagem de e para Portugal é às 6h00, pois os voos a esta hora têm uma tarifa média de 122 euros. Já a pior hora é às 20h00, pois o seu custo médio são 139 euros (17 euros de diferença).
Nos voos europeus, a melhor hora é às 7h00 (153 euros), enquanto a hora mais cara é às 20h00 (163 euros).
Já nos voos transcontinentais, a melhor hora é às 6h00, com tarifas médias de 477 euros, enquanto a pior hora é às 20h00, com tarifas médias de 576 euros (99 euros de diferença).
O melhor mês para reservar um voo
A análise da Jetcost revelou que o melhor mês para reservar um voo de e para Portugal é setembro, graças à sua tarifa média de 105 euros. Seguem-se os meses de novembro e outubro com tarifas médias de 109 e 115 euros, respetivamente. Por outro lado, março é o pior mês devido ao seu preço médio de 167 euros.
Quanto aos destinos europeus, setembro é o melhor mês (137 euros) e março continua a ser o pior mês (187 euros).
Por último, no que diz respeito aos voos transcontinentais, ainda que dependa muito do destino, setembro é o mês mais barato (633 euros). Neste caso, o pior mês é novembro com tarifas médias de 699 euros, uma diferença de 66 euros.
Os dados mostram que, em média, as tarifas dos voos aumentam nos dias anteriores à partida e que reservar entre cinco e um dia antes custa mais dinheiro do que a tarifa média do bilhete. A poupança começa a notar-se quando se reserva um voo com 15 dias de antecedência. O preço do bilhete pode diminuir em 10% se for reservado com dois meses de antecedência.