Os viajantes estão a adotar uma nova tendência aventureira que combina a bicicleta com a mochila às costas, o bikepacking. As pesquisas pelo bikepacking aumentaram 100% face ao ano passado, revelou um estudo da plataforma de reservas Omio.
Esta opção de férias combina a liberdade de uma bicicleta com a autossuficiência de uma viagem de mochila às costas, passando pelos lugares menos conhecidos que são inacessíveis de carro.
Segundo um artigo da Euronews.travel, estes são os melhores destinos europeus para o bikepacking:
Desfrute dos museus e chocolates entre Amesterdão e Bruges
O primeiro destino é a Rota de Ciclismo do Mar do Norte de Amesterdão a Bruges. Comece a sua viagem na capital holandesa, admirando os canais pitorescos e os museus de classe mundial.
No caminho para a Bélgica aprecie a paisagem costeira, as dunas e as cidades históricas como Ghent, e ao chegar a Bruges poderá e deverá experimentar o chocolate e a cerveja belga. Embora este percurso seja muito plano, por vezes pode haver ventos fortes que tornam a viagem mais difícil.
Tanto Amesterdão como Bruges são grandes centros ferroviários, o que significa que o percurso é facilmente acessível por comboio.
Observar os flamingos na estrada para Perpignan, França
Esta rota percorre quase 500 quilómetros desde Valence, nas margens do rio Ródano, até Perpignan, perto da fronteira francesa. Os ciclistas devem seguir a secção sul do trilho da divisão europeia, um percurso desafiante com algumas secções acidentadas fora de estrada.
No caminho considere parar em Arles, um Património Mundial da UNESCO. A cidade possui ruínas romanas, incluindo o Anfiteatro de Arles e a Necrópole de Alyscamps. Se for um amante da natureza mantenha os olhos abertos para os flamingos e cavalos selvagens, nos pântanos de Camargue. De comboio, Valence fica a 2h50 de Paris.
Escadaria do Diabo nas Terras Altas, Escócia
A rota de 885 quilómetros leva os cavaleiros através da antiga natureza selvagem. Com pontos altos como a “Escadaria do Diabo“, uma subida íngreme pela encosta de uma montanha, este trilho é recomendado apenas para ciclistas experientes.
A Escócia é um dos poucos países da Europa que defende o direito ao acampamento selvagem, o que significa que pode montar uma tenda em todos os terrenos públicos (sujeito a algumas isenções e restrições). Para chegar ao trilho de comboio apanhe um serviço de duas horas de Glasgow para Tyndrum.
Ruínas romanas nas florestas da Alemanha
A Taunus Storm Chase é uma emocionante aventura de ciclismo que leva os ciclistas pela região de Taunus, na Alemanha, até à aldeia medieval de Runkel. Esta rota começa e termina na aldeia de Runkel, e percorre colinas ondulantes, florestas luxuriantes e cidades encantadoras.
A região histórica está repleta de ruínas romanas e partes da ciclovia seguem a antiga linha de fortificações que separava o Império Romano e as tribos germânicas.