A Euronews Travel selecionou os alojamentos mais exclusivos da Europa que resultaram da reconversão de uma antiga prisão, de um jato particular e de um teleférico. Entre dormir em quartos ao ar livre ou conhecer de perto uma antiga prisão suíça, selecionámos os alojamentos mais peculiares da Europa – e que não vai querer perder na sua próxima viagem.
Zero Real Estate, na Suíça

A marca Zero Real Estate, uma versão derivada do Null Stern Hotel, apresenta-se como um conceito inovador na Suíça: uma cama de casal ao ar livre – sem teto nem paredes. O objetivo é incentivar os hóspedes a refletir sobre questões globais e mudanças sociais.
O grupo pretende que o hóspede seja a estrela, assim como a sua experiência – por isso, os “quartos” ao ar livre, espalhados por todo o país, incluindo Gonten, Valais e Safiental.
Como o hotel se destina à reflexão e não ao luxo, as comodidades são “relativamente básicas” em comparação com os hotéis tradicionais. Os hóspedes têm à sua disposição cama de casal, mesa de cabeceira, candeeiros e um mordomo pessoal para bebidas e pequeno-almoço. O próprio hotel recomenda que os visitantes usem as casas de banho públicas mais próximas.
Apple Camping, no País de Gales


O Apple Camping, no País de Gales, resulta da reconversão de um antigo jato particular.
O jato, que remonta à década de 1970, foi reaproveitado para refletir um luxo moderno e elegante, com luzes elétricas de aquecimento, rádio e leitor de CD compatível com Bluetooth.
O hotel dispõe de uma sala de jogos com os assentos originais do piloto e do copiloto. Além disso, conta com um bar iluminado, com estofos de couro e espelhos rétro dos anos 70. Os quartos, por sua vez, apresentam uma cama king-size, uma cama individual para crianças e um sofá-cama de couro. O jato inclui sanita e pia. Chuveiros com água quente podem ser encontrados nas proximidades.
Hotel Chetzeron, Suíça

O Hotel Chetzeron, em Crans-Montana, na Suíça, resulta da reconversão de um antigo teleférico, a 2.112 metros de altitude, oferecendo vistas panorâmicas sobre o Vale do Ródano, o Mont-Blanc e o Matterhorn.
O hotel oferece um design refinado e intemporal, sem deixar de capturar a sensação acolhedora e calorosa de uma cabana na montanha. Com apenas 16 quartos, tem um ambiente íntimo e minimalista, com acesso privilegiado às pistas de esqui no inverno.
A unidade hoteleira conta com piscina exterior aquecida durante todo o ano, banho turco e sauna. A oferta gastronómica divide-se por ingrediente frescos e locais.
Barabas Hotel, Suíça


O Barabas Hotel Lucerne, ou Barabas Prison Hotel, é um edifício de 135 anos no coração da cidade velha de Lucerna, que funcionou como prisão central da cidade até ao seu encerramento no final da década de 1990.
O hotel oferece 60 celas, incluindo quartos individuais, duplos e familiares com casa de banho privativa, bem como quartos com várias camas e casa de banho partilhada. Os amantes de leitura vão adorar a biblioteca, que possui uma variedade de romances policiais e pode ser reservada como um quarto de hotel.