Regularmente nomeada uma das cidades mais caras do mundo, Zurique não é o primeiro destino para onde pensaria viajar se o seu objetivo fosse uma city break económica. Com as suas lojas de design, restaurantes únicos e taxas de entrada altíssimas, é fácil esvaziar a sua carteira em Zurique sem muito esforço.
Felizmente, esta cidade também tem muitas opções de atividades que pode aproveitar na sua visita à cidade sem gastar dinheiro. O Lonely Planet elaborou uma lista com 13 atividades e visitas gratuitas em Zurique.
Desfrute de uma bebida com uma vista deslumbrante para o rio Lindenhof
Os becos estreitos da Cidade Velha de Zurique sobem até Lindenhof, uma antiga fortificação romana com vista para o rio Limmat. Descanse num banco, aprecie a vista para o rio e sacie sua sede, enchendo a sua garrafa de água na bonita fonte de pedra – é apenas uma das muitas em toda a cidade que fornecem água potável.
Se tiver sorte, pode até ter direito a algum entretenimento, porque os entusiastas do xadrez e da petanca vêm muitas vezes jogar para esta área.
Examine a expansão urbana da cidade a partir da torre Freitag
Dirija-se ao bairro industrial de Zürich West, onde Freitag (uma marca local que cria bolsas elegantes de cintos de segurança reciclados, lonas velhas e câmaras de ar de bicicletas usadas) tem uma loja feita inteiramente de contentores de transporte. Nove contentores estão empilhados uns sobre os outros, formando uma torre colorida. Este é um marco moderno da cidade e é de visita gratuita.
São muitos lances de escadas até ao topo do edifício mas quando terminar a subida terá uma recompensa: muitas estradas, ferrovias, armazéns e blocos de escritórios pontuados por surpresas ocasionais, como a piscina de ondas do centro de surf Urban Surf.
Passear pelos trópicos no Jardim Botânico da cidade
Uma das melhores experiências gratuitas da cidade é uma visita a um ou aos dois Jardins Botânicos da Universidade de Zurique. O jardim original, datado de 1837, situa-se numa colina no centro da cidade e contém numerosas árvores exóticas, bem como uma casa de palmeiras e um jardim de ervas medievais, nomeado em honra de um médico de Zurique do século XVI.
Se parece que vai chover – ou mesmo que não – vá para o “novo” (construído na década de 1970) complexo em Seefeld, cujas estufas abobadadas são a atração principal. Lar de cerca de 7.000 espécies de plantas, incluindo samambaias, orquídeas, catos, tulipas e bromélias.
Vá aos bastidores do FC Zürich
Se preferir o desporto à ciência, visite o museu FCZ, que é inteiramente dedicado ao FC Zürich. Sete zonas temáticas traçam a história do clube de futebol desde a sua fundação, em 1896, explorando os altos e baixos da equipa, bem como o desenvolvimento do futebol na Suíça.
É ilustrado com fotografia, filmes e troféus. O Museu Mundial de Futebol da FIFA também se encontra em Zurique e as crianças até aos seis anos podem entrar gratuitamente, mas devem ser acompanhadas por um adulto pagante.
Visite os museus da Universidade de Zurique
Esqueletos de dinossauros, mamutes gigantes, preguiças e inúmeros insetos – o Museu Zoológico interativo da Universidade de Zurique alberga 1.500 animais com exposições interativas que permitem aos visitantes ouvir o canto das baleias ou aproximar-se dos insetos com uma lupa. O seu cinema interno exibe filmes gratuitos sobre a natureza duas vezes por dia. A Coleção Arqueológica da universidade, o Museu Paleontológico (que alberga fósseis do Monte San Giorgio, no sul da Suíça, Património Mundial da Unesco) e o Museu de Ciências da Terra, focusTerra, também são de entrada gratuita.
Veja as melhores peças de arte de Zurique
Apreciar arte de Zurique de graça é complicado, mas não é impossível. Duas das principais galerias de arte da cidade oferecem entrada gratuita em determinados dias. Os visitantes podem admirar obras de Rembrandt, Manet, Warhol, Van Gogh e Giacometti, nativo da Suíça, no museu Kunsthaus, de forma gratuita todas as quartas-feiras (e as crianças até aos 16 anos não pagam em nenhum dia).
Também pode admirar arte contemporânea de forma gratuita no Museu Migros, às quintas-feiras ao final da tarde, das 17h às 20h.
Observar aves no centro da cidade
Graças ao Voliere Zürich, um aviário e hospital veterinário localizado em Zurique, os ornitólogos não têm de se dirigir à natureza para observar todo o tipo de aves. Em vez disso, podem visitar este aviário na cidade e observar uma série de espécies exóticas de forma totalmente gratuita. Este local acolhe todas as espécies de aves feridas desde a sua abertura, em 1898.
Mergulhe na natureza no Parque de Vida Selvagem de Langenberg
Para uma pausa da cidade, dirija-se ao Langenberg Wildlife Park, a oeste do Lago de Zurique, onde lobos, ursos castanhos, linces, veados e alces vagueiam em grandes recintos florestados. Um trilho de 2 km de comprimento conduz os visitantes pela floresta através de 12 estações interativas, e é acessível todos os dias do ano, mesmo quando o centro de visitantes está fechado.
Suba Uetliberg, a mini montanha de Zurique
A montanha Uetliberg fica 871 m acima do nível do mar, e as suas colinas cobertas de pinheiros são o “playgroud” perfeito para caminhantes e ciclistas. Esta montanha é especialmente popular no outono, altura do ano em que o seu cume fica acima da névoa que às vezes envolve a cidade. No inverno, os trilhos para caminhada até ao cume são convertidos em pistas de trenó. Suba a torre de observação para um vista panorâmica sobre a cidade, o lago de Zurique e os alpes.
Percorrer a cidade de bicicleta
Zurique é uma cidade que se faz bem a pé, mas se quiser andar mais depressa e evitar os custos dos transportes públicos, pode alugar uma bicicleta grátis na Züri Rollt. Tem de pagar um depósito, mas este é totalmente reembolsado quando devolve a bicicleta no final do dia. Com a ajuda das duas rodas, pode explorar as margens do Limmat, o labirinto industrial de Züri West e – se as suas pernas conseguirem aguentar – os becos da Cidade Velha.
Fique a conhecer a coleção de catos na Suculent Plant Collection
Com mais de 4400 espécies, de mais de 78 famílias de plantas diferentes, Zurique é o lar de uma das maiores coleções de suculentas do mundo. Com sete estufas, um jardim ao ar livre, e uma coleção de catos, agaves, aloés de todo o tipo de formas e tamanhos, a Succulent Plant Collection é de entrada gratuita.
Nade numa piscina fluvial
Pode nadar no Lago Zurique gratuitamente, mas a verdadeira ação tem lugar nas piscinas fluviais da cidade. Para os nadadores aventureiros, a Lower Letten Pool aproveita ao máximo uma corrente rápida, enquanto que a Upper Letten Pool é um mais relaxada com um canal de natação de 400m de comprimento e uma prancha de mergulho. A histórica piscina do rio Schanzengraben, inaugurada em 1864, encontra-se numa curva isolada do rio, mas é exclusiva para homens. Werdisnel – uma pequena ilha no Limmat que é muito popular no verão pelas suas piscinas, zonas de churrasco e zonas para banhos de sol – é acessível a todos. Os cacifos são gratuitos mas traga o seu próprio cadeado.
Eu acho que o que mais me chamou a atenção na cidade de Zurique foi a sua beleza natural. Está localizada nas margens do Lago de Zurique, com montanhas espetaculares, o que torna o cenário simplesmente deslumbrante. Outra coisa que eu adorei na cidade foi a sua rica história e cultura. Muitos museus e atrações históricas para explorar, um destino interessante. Obrigada.