Ainda em tempos de pandemia, Setúbal preparou terreno para apostar na exclusividade de um destino seguro, apenas a 50 km da capital de Portugal. O canto mais azul de Portugal tem tido nos últimos anos destaque no panorama internacional pois modernizou-se e criou um “anfiteatro seguro” em comunhão com a cidade e a natureza para receber os turistas. 

A aposta forte faz-se na área da natureza, gastronomia e vinhos. Tudo o que a terra nos dá está em destaque em Setúbal com um certo glamour de uma cidade média portuguesa plantada entre mar e serra. 

Setúbal aposta este ano no conceito destino Seguro e num dos segredos mais bem guardados da Europa. Se há um lugar no mundo que foi desenhado só para si, esse lugar é Setúbal. Vai passar as férias onde está toda a gente ou vai preferir um lugar em paz e sossego? 

Passando pela paisagem do cimo da Arrábida ou flutuando ao sabor da maré na marina de Setúbal, há sempre um convite para grandes momentos, tanto mais que a baía oferece uma multiplicidade de experiências. 

É por isso que esta é uma região única no mundo, repleta de encantos e mistérios, que se revelam em dias claros e inesquecíveis. 

A cidade e a serra; o estuário do Sado e as praias atlânticas, os monumentos históricos e as delícias gastronómicas. Seja bem-vindo à Baía de Setúbal. Venha descobrir um Portugal Encantado. 

Baía de Setúbal

Setúbal é um Mundo de Natureza 

Na confluência do rio Sado e do oceano Atlântico floresce a vida selvagem num cenário exuberante e protegido. Projetada sobre o mar, a Península de Setúbal é generosa em vistas panorâmicas e deslumbrantes. 

Uma das mais belas baías do mundo oferece a dança dos golfinhos, praias paradisíacas e a flora única da Serra da Arrábida. Este ano há 4 novos circuitos pedestres para descobrir uma das mais bonitas serras de Portugal, com vistas de cortar a respiração. 

Golfinhos

Setúbal é um mundo de charme na cidade 

Convento de Jesus, Casa da Baía, Casa do Turismo e Mercado do Livramento são apenas alguns dos locais de visita obrigatória. Entre a cultura e os produtos da região esta é uma cidade com alma para o visitante desfrutar. Alugue uma bicicleta ou trotinete e percorra a cidade de forma divertida.

Parque Urbano de Albarquel

Setúbal é um mundo de sabores e aromas 

Tascas e restaurantes oferecem o melhor peixe. Por aqui se diz que Setúbal é terra de Peixe e devido a este projeto de dinamização da gastronomia setubalense muitos são os prémios recebidos na área da gastronomia e vinhos. Ostras, peixe e marisco são manjares divinais para saborear numa das mais de 300 esplanadas da cidade. 

Ostras

Praia

As praias de Setúbal, embora com particularidades próprias, estão todas inseridas no Parque Natural da Arrábida. 

O Portinho da Arrábida (Praia do Creiro) tem uma enseada propícia ao mergulho e encanta com a fauna e flora únicas existentes nas suas águas límpidas. 

A Praia de Galapinhos é muito tranquila e abrigada, tendo um mar calmo e águas claras. 

A Praia da Figueirinha, com a beleza da paisagem envolvente e galardoada com a Bandeira Azul, é uma das mais conhecidas da região. 

Além destas praias, existem outras também muito procuradas, como a de Albarquel, com acesso pedonal desde a cidade e premiada no ano passado como “Praia Acessível”. 

Arrábida 

O nome provém do árabe e significa “local de oração”. 

É uma pequena cadeia montanhosa que se estende ao longo de 35 km, e cujo ponto mais alto se eleva a 502 metros acima do nível do mar. O Parque Natural da Arrábida garante a proteção dos cerca de 11 mil hectares de área que, devido à localização privilegiada junto do mar e à biodiversidade que alberga, tem caraterísticas especiais em termos de clima e de vegetação, vincadamente de cariz mediterrânico. 

Além do património natural, a Arrábida é rica em património edificado: a Fortaleza de São Filipe, o Convento da Arrábida e o Forte de Santa Maria são bons exemplos de harmonia entre a obra humana e a natureza. 

Arrábida

Gastronomia 

A gastronomia de Setúbal é rica de mar, vinhos de excelência e doçaria tradicional resultando numa experiência singular, emoldurada pelo rio Sado e pela serra da Arrábida, duas das suas maiores referências. 

O moscatel de Setúbal tal como o queijo de Azeitão são ícones originários da ruralidade envolvente. 

Ao longo do ano, e sob a marca “Setúbal, Terra de Peixe”, o município valoriza e promove a sua gastronomia de pescados através de Semanas temáticas, onde os ingredientes da costa sadina são reis: ostra, choco, sardinha, carapau, cavala, salmonete. 

Outros Pontos

Azeitão 

De um lado da serra o mar, do outro o sossego campestre de Azeitão. 

Durante séculos, a região foi uma das prediletas da aristocracia portuguesa que deixou um vasto legado de edifícios e monumentos de significativa importância histórica, justificando por si só uma visita a Azeitão. 

Mas as atrações prolificam em cada rua percorrida e a cada esquina contornada. 

A gastronomia, o artesanato e as habitações floridas convidam a um passeio a pé. Venha conhecer um mar de encantos no outro lado da serra. 

Azeitão

Sponsored Content

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui