Chama-se Zero Box Lodge e é o mais recente alojamento turístico de Coimbra, resultado da transformação da antiga garagem Santa Cruz, na Av. Emídio Navarro, com vista para o Rio Mondego.

Criado pela MAINSIDE, responsável por projetos como LX Factory, Pensão Amor ou Rio Maravilha em Lisboa, este alojamento é inspirado nos hotéis cápsula japoneses e das camas fechadas do norte da Europa. No entanto, no Zero Box Lodge as cápsulas evoluíram para espaços maiores, com camas de casal e casa de banho privativa com o objetivo de garantir privacidade e conforto. O resultado? Quartos de madeira, sem janelas, simples e confortáveis, pensados ​​propositadamente para o descanso dos hóspedes, a qualquer hora do dia.

O projeto da responsabilidade do arquiteto Gonçalo Queirós Carvalho transformou uma antiga garagem, oficina e bomba de combustível, num conceito de alojamento urbano, com restaurante e bar. A localização é privilegiada, mesmo no centro da cidade de Coimbra, integrada na área classificada pela Unesco como Património Mundial “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia”.

O desenho exterior manteve-se, com preservação dos detalhes arquitetónicos, mas no interior foi criada a zona de dormidas com 44 boxes, empilhadas em três níveis, idealizada a partir do conceito dos estacionamentos em altura.

A experiência é “verdadeiramente única”, com vários detalhes criativos (como uma garrafa de cerveja exclusiva ZERO entregue no check-in), uma decoração com elementos alusivos ao espaço original como gasolineiras antigas e elementos artísticos que revelam um ambiente cultural e irreverente que promove a interação entre hóspedes e clientes.

BIXOS é o nome do bar e restaurante, situado no primeiro andar, bebe a inspiração nos contos de Miguel Torga “Bichos”- o autor foi estudante de medicina em Coimbra; na gíria estudantil da cidade (Bixos é também a designação de caloiro), no universo simbólico e zoológico ligado à cidade – a Cabra, a colónia de morcegos da Biblioteca Joanina, entre outros ou ainda no impactante elefante vermelho, em tamanho real, que o artista Leonel Moura criou para o espaço.

Da ementa do restaurante destaca-se uma pizza low carb que é uma “pinsa”, e um gin tónico que afinal é um “bixo tónico”. Concertos e uma programação cultural heterógena são um dos objetivos para este novo spot na cidade de Coimbra. Espaço amplo e acolhedor, a decoração revela uma simbiose perfeita entre inspiração tropical e elementos contrastantes nos quais se impõe a peça de Leonel Moura.

O primeiro projecto ZERO Box Lodge foi inaugurado no Porto em 2018, no edifício da antiga Fábrica da Camisaria Confiança e de um Banco. Cada projecto ZERO parte do mesmo conceito base mas assume a sua singularidade através da identidade base do próprio espaço, resultado da personalidade dos edifícios que ocupa, das cidades onde se ergue, da criatividade que, organicamente, se pensa e concretiza para cada espaço.

Artigo anterior8 miradouros incríveis para visitar este verão
Próximo artigoSushiCorner tem uma nova carta inovadora e cheia de cor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui