Aldeia Castelo Rodrigo. Créditos da fotografia: foodandtravelportugal

As aldeias portuguesas Cumeada e Castelo Rodrigo foram premiadas como “Best Tourism Village” pela Organização Mundial do Turismo (OMT). A distinção destas duas aldeias portuguesas foi anunciada na passada quinta-feira, dia 2 de dezembro, durante a 24ª Assembleia Geral da OMT.

A 24º Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo assinalou a estreia destes prémios que têm como objetivo distinguir os melhores destinos rurais a nível mundial de maneira a valorizar o território rural e as suas comunidades através do turismo.

Nesta primeira edição foram recebidas 170 candidaturas, provenientes de 75 países. Cada país pode inscrever, no máximo, três aldeias e, por isso, Portugal inscreveu três aldeias, das quais duas foram distinguidas.

A validade do selo de Best Tourism Village é de três anos e, passados os três anos, a aldeia é reavaliado de acordo com os requisitos de sustentabilidade.

Na 24ª Assembleia Geral da OMT também se ficou a conhecer o Upgrade Programme que beneficia um conjunto de aldeias selecionadas entre as que não preencheram todos os critérios para serem distinguidas como “Best Tourism Village”. As aldeias selecionadas vão ter o apoio da Organização Mundial do Turismo e dos seus parceiros para as aldeias melhorarem nos critérios que as afastaram da distinção.

Em comunicado à imprensa, o Turismo de Portugal avançou que “ os candidatos são também integrados na Rede Internacional da OMT que irá permitir a partilha de experiências e boas práticas entre aldeias. Esta rede vai integrar representantes das aldeias Best Tourism Village e das aldeias do Upgrade Programme, bem como especialistas e parceiros públicos e privados, envolvidos no desenvolvimento do turismo rural”.

Artigo anteriorJá pode viajar com o seu animal de estimação com o novo serviço Uber Pet
Próximo artigo8 destinos para fugir ao frio do inverno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui