A Madeira e o Porto Santo surpreendem pelas suas praias de características únicas e convidam diferentes tipos de turistas e locais a mergulharem nas suas águas e a estenderem a toalha. Por isso, descubra as praias mais surpreendentes da Madeira e Porto Santo.
Praia de Porto Santo

Para quem procura aliar mergulhos refrescantes à melhoria do bem-estar geral, sugere-se a praia do Porto Santo. São comprovadas, as propriedades terapêuticas das areias e água da ilha: a areia possui propriedades físicas, químicas e térmicas, que contribuem para a melhoria da saúde. É muito fina, carbonatada e biogénica, composta por microorganismos marinhos, algas e conchas de moluscos e adere facilmente à pele.
A água do mar é muito rica em iodo, cálcio e magnésio. Com estes dois recursos naturais são feitos alguns tratamentos, como o de Terapia de Areias Quentes, em SPAs, para tratar problemas ligados ao reumatismo e dores associadas.
A praia acaba de ser distinguida pelo conceituado site European Best Destinations como líder das 22 praias europeias para 2022.
Praia do Porto do Seixal, Porto Moniz

De formação natural e recente, a praia do Porto do Seixal, tem registado muita procura devido à sua morfologia. O seu areal negro contrasta com o azul do mar e a imponente paisagem da costa norte da ilha, onde imperam as montanhas de um verde luxuriante, oferecendo assim, o cenário perfeito para as melhores fotografias.
Siga a dica do site European Best Destinations, que a coloca no terceiro lugar das 22 praias europeias para 2022.
Praia da Calheta

Inaugurada em 2004, esta praia artificial possui 100 metros de extensão de areal amarelo, importado de Marrocos, e dois quebra-mares em talude como forma de proteção. As suas condições formam um microclima que torna aquela localização a mais solarenga de toda a ilha, o ano inteiro. É só estender a toalha e garantir que usa protetor solar.
Praias da Alagoa e Maiata (Porto da Cruz) e Jardim do Mar (Calheta)

Os surfistas profissionais há muito que descobriram como a Madeira é perfeita para a prática do surf: dos famosos “point breaks”, às ondas que são especialmente “uncrowded”, da temperatura da água do mar (que oscila entre os 18º e os 24º C), até às praias onde existem canais de circulação para facilitar o “line up” dos surfistas, todos falam da incrível beleza que é surfar num mar com aquele azul, rodeado de uma paisagem de verde intenso.
Para os iniciantes ou menos seguros das suas capacidades de surfistas, as praias da Alagoa e da Maiata são obrigatórias. Os expert surfam no Jardim do Mar, uma das vilas de surf originais da Madeira com poderosas ondas gigantes e uma paisagem de céu aberto.