The Chocolate by Penha Longa, a marca de chocolates artesanais do resort de luxo em Sintra, lança uma nova coleção que apresenta as deliciosas One Bite – pequenas bolinhas que se podem degustar de uma só vez – e novas tabletes feitas de ingredientes, no mínimo, surpreendentes: desde caramelo de coco a grilos desidratados ou, até mesmo, farinha de larvas, são vários os elementos improváveis destas receitas.
Quem conhece o Chef executivo de pastelaria do Penha Longa Resort, Francisco Siopa, sabe que não lhe falta criatividade, nem técnica, além do gosto por um bom desafio. Sob o mote “Ano novo, vida nova”, o chef e a sua equipa magicaram uma nova coleção de chocolates tão saborosa quanto surpreendente, para celebrar o fim de dois anos difíceis para o mundo.
One Bite – €18 a caixa de 12
Numa só dentada – este é, literalmente, o objetivo destes pequenos bombons que se comem de uma só vez, proporcionando uma explosão de sabor na boca, e nas palavras do chef Siopa permitem “Ter todo o prazer do mundo numa só dentada – Small Bite, All Pleasure”. Os sabores requintados destas miniaturas de chocolate refletem a herança portuguesa, com pitadas de ingredientes regionais que tanto pode ser azeite do Alentejo, o limão de Mafra (a terra natal do Chef Siopa) ou a flor de sal de Castro Marim.
Para ir variando ao longo do ano, de dois em dois meses são lançados novos sabores que correspondem a diferentes temas: The Praliné Ones, The Licor Ones, The Hot Ones, The Green Ones, The Vegan Ones, The American Ones.
Tabletes – 18€ cada
Larvas de Tenebrio Molitor, Grilos desidratados e Farinha de Larvas de Buffalo, são os espécimens usados na Bugs, a primeira tablete com insetos alguma vez feita em Portugal, que leva também Chocolate negro Brasil Callebaut e praliné de Pecan. Esta é, sem dúvida, a mais inesperada das tabletes agora lançada e surge graças à paixão do Chef por este tema, nascida em 2016, quando um amigo lhe trouxe de São Francisco trufas de chocolate com grilos e apenas descobriu o que era depois de ter comido a caixa inteira.
Além da Bugs, criada para provar que o que é “diferente” é apenas cultural, da nova coleção fazem parte tabletes com alguns ingredientes mais tradicionais, mas não só: A tablete Vegan, composta por chocolate Vegan NXt Callebaut, caramelo de coco e frutos secos; a tablete Penha Longa, com chocolate 70% Penha Longa e praliné de avelã; a tablete Ocean, com chocolate GOLD Callebaut, Peta Zetas e Flor de Sal; a Alliance, composta por chocolate de leite Java Callebaut, ganache de lima e Cointreau; a Cocoa, com chocolate São Tomé Callebaut e praliné de fava de cacau; a tablete PopCorn, com chocolate Gold Callebaut e pipocas; e, por último, a Bugs, com chocolate negro Brasil Callebaut, praliné de pecan e insetos.