Porto Santo é o destino ideal durante todo o ano graças ao seu clima ameno, praias de areia terapêutica, paisagens únicas e boa gastronomia. Apesar da ilha ser pequena, não faltam boas opções de restaurantes para provar a comida local.

Panorama Restaurante & Lounge Bar

Quando se entra no Panorama, não se pode deixar de reparar nas janelas enormes que percorrem todo o restaurante e que oferecem uma vista panorâmica sobre a ilha dourada. Através destas janelas pode contemplar os 9km de costa de Porto Santo.

A comida não fica nada atrás. A começar pela entrada, um carpaccio de novilho que nos pôs água na boca para o resto da refeição. Seguiu-se um prato de atum braseado, com puré de batata doce, que foi cuidadosamente confecionado. Na carne, optámos pelo suculento e inesquecível ribeye com risoto de cogumelos. Para terminar da melhor maneira, provámos o sorvete de limão com carpaccio de ananás.

A sala de refeições tem uma decoração cuidada e elegante. O serviço é excelente: atento, simpático e competente.

Horário: Terça-Feira a domingo, das 18:30 às 23:00

Morada: Estrada Carlos Pestana Vasconcelos

Pé na Água

Se está de visita ao Porto Santo, o Restaurante Pé na Água é uma aposta segura para comer bom peixe e marisco. Mesmo em cima da praia, a localização deste restaurante é imperdível. Na esplanada, podemos não conseguir pôr o “pé na água”, mas pomos com certeza o pé na areia, porque uma parte da esplanada fica sobre o areal.

Além de uma boa seleção de cocktails e aperitivos, o menu é exemplar. Para abrir o apetite, começámos pelas lapas grelhadas e ameijoas, que acompanharam com bolo do caco torrado com manteiga de alho, originário de Porto Santo. Depois, passámos ao arroz de peixe e marisco. O peixe era muito fresco e o prato foi servido em boa quantidade. Não podia faltar também a bela da poncha para acompanhar a refeição. Para terminar em bom, comemos um delicioso cheesecake de frutos vermelhos, que tinha uma ótima apresentação e sabor.

Horário: Quarta-feira a segunda-feira, das 11h às 00h

Morada: Estrada Nacional 111

Apollo 14 – Bar & Bistrô

Localizado no centro da vila, mesmo ao lado da Igreja Matriz, este é um espaço com muitos anos que foi renovado e que reabriu há cerca de um mês. Aqui, encontrará um ambiente mais descontraído. Pode optar pelo menu para partilhar, que inclui o picado regional (uma espécie de pica-pau), lapas e ameijoas. Para os mais esfomeados, recomenda-se a “hora da gula” que inclui hambúrgueres e pregos. Marina Santos, proprietária do espaço, afirma que a carne é a especialidade. A oferta passa pelo misto de carne, às tábuas. Também pode optar pelo t-bone e terminar em grande no tomahawk de porco.

Como o espaço está aberto de manhã à noite, pode desfrutar do pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. Aos sábados, há noites de entretenimento, com DJ’s ou música ao vivo.

Horário: Segunda-feira a domingo das 08h30 às 02h

Morada: Rua Doutor Nuno Silvestre Teixeira Largo do Pelourinho

Lambecas

Um dos ex-líbris turísticos de Porto Santo para destino turístico, além da praia paradisíaca e das paisagens, são as chamadas Lambecas do Porto Santo, que hoje em dia são adoradas e famosas por todo o mundo e chegam a causar filas de espera no verão.

Para provar os gelados mais tradicionais e populares da ilha basta andar até ao Largo do Pelourinho, no centro da Vila Baleira. Foi aí que João Reis abriu o quiosque de gelados, há mais de 60 anos. Estes gelados são tipicamente servidos em cones de bolacha, de diferentes tamanhos, e contam com cerca de 25 sabores diferentes preparados de forma caseira pelo próprio dono. As lambecas têm uma longa tradição na ilha e são servidas pelas mesmas máquinas desde a sua criação nos anos 50.

Como se diz na ilha: “Ir a Porto Santo e não comer uma lambeca, é o mesmo do que ir a Roma e não ver o Papa”.

Morada: R. Dr. Nuno Silvestre Teixeira

Artigo anterior19 razões para visitar a ilha Terceira e ficar hospedado no Terceira Mar Hotel
Próximo artigoPraia D’El Rey e Quinta do Gradil organizam jantar vínico no dia 19 de maio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui