O verão está a chegar ao fim, mas não vale a pena começar já a desanimar. Os meses que aí vêm estão repletos de experiências das quais pode usufruir com família e amigos.

Setembro é mês de regresso às aulas, mês do fim das férias, mas também é o mês das vindimas um pouco por todo o país. E de norte a sul são muitos os hotéis que têm propostas para os hóspedes que querem participar nesta atividade que tão bem caracteriza o nosso país. Desde a apanha da uva até à degustação, passando pela pisa a pé, o processo está todo nos programas destes hotéis que acabámos de selecionar.

Monverde – Quinta da Lixa

Entre Amarante e Felgueiras, em Telrões, fica o Monverde – Quinta da Lixa, um hotel que nasce de uma paixão familiar pelo vinho. Ao longo do ano é ideal para quem gosta dos segredos do enoturismo, agora que se aproxima a fase crucial das vindimas é uma das melhores opções a ter em conta para quem quer perceber como funciona todo este mundo e, inclusivamente participar nele. O objetivo é bem definido e passa por dar a “conhecer a história do vinho, assim como o seu percurso na produção desde a vindima até ao produto final, passando pela apanha da uva e pela prova dos vinhos”.

Herdade da Malhadinha Nova

Rumamos agora em direção ao coração alentejano, onde bem perto de Beja a Herdade da Malhadinha Nova tem disponível para reservas um programa de três noites que oferece uma autêntica imersão na cultura do vinho e da vinha. Ao longo da experiência os participantes vão poder usufruir de visitas guiadas a vinhas, jantares em adegas, provas de vinho e, claro, a participação na vindima. As reservas podem ser feitas no site do hotel.

Quinta da Pacheca

De novo a norte, em Lamego, as experiências propostas pela Quinta da Pacheca dão a possibilidade de usufruir de uma visita guiada à quinta com a prova de dois vinhos, isto no primeiro programa que custa entre 10 e 30 euros. O segundo programa inclui exatamente as mesmas experiências, acrescentando a possibilidade de os clientes participarem na pisa da uva, culminando num jantar buffet tradicional. As reservas podem ser feitas no site do hotel.

Torre de Palma 

Em Monforte, as vindimas já começaram no Torre de Palma e quem quiser participar tem ao dispôr um programa de três dias onde vai ser possível fazer uma visita às vinhas para conhecer as castas, com possibilidade de participar nas experiências relacionadas com a produção do vinho, seguida de uma prova. A experiência não termina sem um almoço no Restaurante Basilii, com vinho claro. As reservas estão disponíveis online.

Vila Galé

Na herdade alentejana de Beja onde funciona o Vila Galé Clube de Campo, os hóspedes são convidados a participar na habitual vindima começando na vinha, onde aprendem a vindimar, recebendo instruções sobre como selecionar e apanhar os cachos. Depois levam as uvas até à adega e aí visitam a área de vinificação, com explicações sobre todas as etapas da produção de vinho até ao engarrafamento. A experiência termina com a habitual pisa a pé no lagar. As reservas podem ser feitas no site do hotel, local onde os hóspedes podem ainda acrescentar um almoço tipicamente alentejano através de um pagamento adicional.

Hotel Club d’Azeitão

As sugestões para os amantes das vindimas terminam na zona de Setúbal, onde os hóspedes do Hotel Club d’Azeitão podem participar numa experiência completa que começa na vinha e termina no lagar. Na verdade termina no restaurante, porque ao programa base é possível acrescentar uma refeição regada com vinhos feitos em anos anteriores. As reservas podem ser feitas no site do hotel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui