
Em maio, os coliseus de Lisboa e do Porto vão encher-se de música, mas sobretudo de solidariedade, com o projeto “Concertamos Juntos”, criado para apoiar as zonas mais afetadas pelas tempestades.
O cartaz reúne alguns dos nomes mais relevantes da música nacional, de Mariza a Salvador Sobral, passando por Capitão Fausto, Carminho, Slow J e Ornatos Violeta – todos unidos por uma causa comum: ajudar quem mais precisa.
O primeiro espetáculo acontece no Coliseu de Lisboa, a 5 de maio, com atuações de Mariza, Capitão Fausto, Tiago Bettencourt, Samuel Úria & os 12 ao Todo, Carlão e Ana Lua Caiano.
Já a 7 de maio, o Coliseu do Porto recebe Ornatos Violeta, Slow J, Carminho, Salvador Sobral, GNR e Expensive Soul.
De acordo com a organização, toda a receita dos bilhetes “reverte na íntegra para a Cáritas Diocesana Leiria, para ajudar na reconstrução das zonas mais afetadas”.
A ideia nasceu de forma espontânea. O fundador da promotora Ritmos, João Carvalho, explicou que “tudo começou num jantar com Samuel Úria e a vontade de fazer algo por Coimbra, e outras cidades afetadas” pelas tempestades que atingiram a Região Centro nos meses de fevereiro e março.
“Na mesma noite, ao ouvir o discurso [do então candidato presidencial] António José Seguro sobre a urgência do ‘conserto dos telhados’, a ideia ganhou nome e forma: nascia o ‘Concerto dos Telhados’ que depois se transformou no ‘Concertamos Juntos'”, recorda o responsável da Ritmos, produtora do conhecido Festival Paredes de Coura.
“O objetivo era simples, mas ambicioso: artistas sem ‘cachet’, produção sem custos da nossa parte, e cada bilhete vendido a reverter 100% para a causa“, prossegue João Carvalho.
Além dos concertos, o projeto inclui outras iniciativas solidárias. Na página oficial, que visa angariar dinheiro para o Fundo de Emergência de Apoio às Vítimas da Tempestade Kristin, é possível participar na votação para a Canção do Ano dos Prémios Play, cuja gala acontece a 23 de abril — cada voto na app My Vodafone será convertido num contributo monetário.
Está também previsto “um grande evento gratuito, em Leiria”, a 23 de maio, “dedicado à comunidade da zona Centro”, para homenagear a força e resiliência das populações afetadas.
Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.
































