Tardia e tão aguardada, a chuva chegou, marcando meteorologicamente a adiada chegada do outono. O tempo cinzento pede refúgio e conforto, necessidades que os feriados que se avizinham podem permitir encontrar nas mais diversas regiões do país. Para ajudar na escolha da escapadinha perfeita, temos oito propostas, das mais recatadas e relaxantes às mais históricas e culturais, de norte a sul do país, do continente às ilhas. A dificuldade será escolher.

Azores Wine Company, Pico, Açores

Camuflada entre os currais que protegem as vinhas do Pico, Património da UNESCO, com o vulcão como cenário e o mar como vista, a adega e hotel do projeto vínico Azores Wine Company é o sítio ideal para celebrar o outono. O edifício, todo revestido a pedra vulcânica recolhida no terreno, foi desenhado por duas duplas de arquitetos, uma portuguesa e outra britânica, e pretende ser uma homenagem aos conventos da ilha açoriana. Os passeios pelas vinhas antigas, as provas únicas de vinhos salinos e frescos e o mergulho gastronómico nos produtos picotos no restaurante da adega, onde todos os vinhos são servidos a copo, torna o Pico num dos destinos obrigatórios.

BELA VISTA Hotel & Spa, Portimão

Plantado na falésia com uma vista panorâmica sobre a praia e o azul profundo do oceano Atlântico, o clássico chalê imaculadamente branco do BELA VISTA Hotel & Spa destaca-se na paisagem da costa do barlavento algarvio e ocupa um lugar à parte no panorama hoteleiro da região. Membro da prestigiada Relais & Châteaux, este boutique hotel de 5 estrelas na Praia da Rocha é um projeto contemporâneo que alia todas as comodidades da hotelaria de excelência ao charme da história do século XX. A gastronomia é um elemento-chave, revelada no VISTA, o restaurante com 1 estrela Michelin liderado pelo Chef João Oliveira, assim como o bem-estar, protagonista do SPA com assinatura da reconhecida marca francesa L’Occitane. Todos estes elementos concorrem para tornar uma estadia no BELA VISTA num momento inesquecível.

Casa das Penhas Douradas, Manteigas

Ver os dias ficarem cada vez mais pequenos, no sossego da montanha, com vista para o Parque Natural, é esta a proposta da Casa das Penhas Douradas, o hotel localizado na zona de Manteigas, a 1500 metros de altitude. Se a ideia é deixar a agitação da cidade para trás, é possível fazê-lo neste chalet à la montagne, nos quartos envidraçados e nas salas comuns com lareira rodeados de natureza, na piscina interior e no spa onde se carregam todas as energias, e ainda no restaurante do hotel, onde os melhores sabores da região nos chegam pela mão do jovem chef Manuel Lourenço.

Gran Cruz House, Porto

Para os fãs da vida urbana, a Invicta é sempre um bom destino. A Gran Cruz House, localizada em pleno casario da Ribeira, é o ponto de partida perfeito para uma viagem de descoberta tanto da cidade como do vinho, nomeadamente o do Porto. Neste hotel de charme, vive-se um ambiente intimista, onde o melhor da arte, gastronomia e hospitalidade portuguesas se fundem num só espaço. Cada quarto está identificado com uma categoria de Vinho do Porto e uma obra de arte especial, produzida em exclusivo por sete artistas plásticos da contemporaneidade. E no restaurante Casario, cujo menu é assinado pela dupla de chefes José Guedes e Miguel Castro e Silva, faz-se uma ode ao melhor do produto nacional, porém num registo cosmopolita e divertido. À distância de uma caminhada pela ponte Dom Luís I, fica ainda o Espaço Porto Cruz, com loja, restaurante, bar-terraço panorâmico e uma panóplia de atividades e mostras artísticas em torno das tradições durienses. Com o rio Douro literalmente como cenário de fundo, estão reunidos os ingredientes para uma escapada perfeita.

Lumen, Lisboa

Para estender o deleite da época estival ao arranque do outono, o Lumen Hotel, em Lisboa, preparou um novo brunch (a 25 de Setembro e 2, 9, 16, 23 e 30 de Outubro) e jantares de degustação (a 22 e 29 de Setembro e 4 e 14 de Outubro), tudo a acontecer no privilegiado Pátio Fotosíntese, o jardim interior do hotel. O brunch (14€ com bebidas)  é servido no Clorofila, que tem acesso direto ao pátio, e inclui frutas, legumes, charcutaria e queijos, variedade de quentes, sortido de pão, pastelaria, panquecas e crepes; os Garden dinners (55€ por pessoa com bebidas) terão um menu diferente a cada noite, sempre com 5 momentos assinados pelo chef Celso Dias, e contam com a animação do DJ Pedro Diaz e, claro, com o espetáculo de video-mapping que o hotel oferece diariamente aos seus hóspedes e convidados.

Martinhal Sagres, Algarve

Se procura uma escapada de outono para desligar ou recordar o verão passado, os Martinhal Resorts são retiros perfeitos. No cenário paradisíaco de Sagres poderá, em qualquer altura do ano, combinar lazer com a prática desportiva. Do surf aos passeios de bicicleta, do ténis ao papel, passando pelo bem-estar proporcionado pelos tratamentos no Finisterra spa, muitas são as atividades disponíveis no resort algarvio. Além disso, existem ainda piscinas interiores e exteriores aquecidas a funcionar durante todo o ano, kids club e restaurantes com oferta diversificada para miúdos e graúdos.

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, Douro

Com a chegada do Outono, as encostas do vale do Douro ganham um encanto ainda mais especial, pintadas por uma impressionante paleta de tons avermelhados. Um cenário grandioso para admirar a partir da histórica Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, que acolhe o único Relais & Châteux da região. Com apenas 11 quartos e vistas excecionais sobre as vinhas centenárias, a Winery House ocupa uma casa senhorial oitocentista, o lugar ideal para relaxar e aproveitar a vida, saboreando os grandes vinhos produzidos na propriedade e a cozinha de inspiração duriense que o chef André Carvalho cria no restaurante Terraçu’s.

Santa Bárbara, São Miguel, Açores

Nada como uma viagem aos Açores para recarregar baterias. Mesmo em pleno outono, o azul do Atlântico e o verde esplendoroso da natureza têm um efeito relaxante, principalmente se ficar alojado no Santa Bárbara, eco-resort de luxo com uma localização imbatível sobre uma das melhores praias de São Miguel.

Artigo anteriorAbriu em Quarteira o primeiro parque aquático coberto com escorregas da Península Ibérica
Próximo artigoContos, música e literatura: Festival “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar” está a chegar a Oeiras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui