A época das vindimas está aberta e a região da Bairrada não é exceção, até pela robusta produção de espumante, que deve ser colhido mais cedo.

Assim, entre agosto e outubro existem várias propostas diferentes para viver esta época na Bairrada. Estes são os programas que pode fazer na região.

Um dia ‘‘Na Rota das vindimas da Bairrada’’

O programa da Rota da Bairrada, intitulado ‘’Na Rota das vindimas da Bairrada’’ convida os enoturistas a “vestir a camisola”, participando no dia-a-dia das gentes da Bairrada nesta que é uma época tão especial.

Sempre na companhia de um guia Bairrada, esta é uma experiência que dá a oportunidade de conhecer as castas mais autênticas – e autóctones – da região, sentir o solo nos pés e descobrir a arte de vindimar.

Este programa, cujo produtor muda em função da oportunidade de se participar na vindima, tem início às 10h00, com receção dos participantes no Espaço Bairrada da Curia – e sede da Associação Rota da Bairrada, junto à Estação de Comboios. Já reunidos, seguem para a vindima. Às 12h30 é tempo de fazer uma pausa, ali mesmo, na vinha, para um piquenique com leitão e doces regionais.

As atividades são retomadas por volta das 14h30, com visita guiada a uma adega ou cave bairradina. O programa termina no ponto de partida, com uma harmonização bem típica: espumante e um ‘amor da Curia’.

Este programa está disponível nos meses de setembro e outubro, de segunda-feira a sábado, exceto feriados, das 10h00 às 16h30. Marcação obrigatória e sujeita a disponibilidade. Os bilhetes têm preços a partir de 57 euros por pessoa, com possibilidade de deslocação em carro da Rota da Bairrada, com valor sob consulta. 

Contactos: 231 503 105 ou geral@rotadabairrada.pt.

Caves São João estreia dois programas vindimas na Quinta do Poço do Lobo

Em tempo de vindimas, a empresa Caves São João propõe-lhe partir à descoberta da Quinta do Poço do Lobo, propriedade com 30 hectares de vinha e sete hectares de bosque e olival, inseridos numa paisagem única em Cantanhede.

É neste local mágico e repleto de histórias que o produtor bairradino desenhou dois programas. Ambos têm as ruínas do antigo lagar como ponto de partida, onde os participantes recebem chapéu, balde, luvas e tesoura de vindima. Diferem na forma de terminar o programa, um, mais completo, com um ‘picnic no bosque’ e o outro, mais ligeiro, com um ‘brinde na eira’.

Este programa está disponível na última semana de agosto e setembro, sempre que haja condições para a realização de vindima e de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Marcação obrigatória e sujeita a disponibilidade. O ‘’Picnic no Bosque’’ são 50 euros e o ‘’Brinde na Eira’’ apenas 20 euros.

Contactos: 234 743 118 ou geral@cavessaojoao.com.

Caves Aliança – Vindimas na Bairrada “A Tradição”

O programa da Aliança Vinhos de Portugal tem início nas Caves com o mesmo nome, em Sangalhos. É dali que os participantes partem para a vinha, onde são formadas equipas e lhes é entregue o material necessário para o corte das uvas – uma tesoura e um balde. A manhã não termina sem um lanche, ao qual se segue uma visita, que vai da adega – onde acompanham o processo de receção das uvas nos tegões e sua transformação em mosto – ao Aliança Underground Museum.

Este programa está disponível em setembro e a primeira quinzena de outubro, sempre que haja condições para a realização de vindimas e de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Marcação obrigatória e sujeita a disponibilidade. Os bilhetes têm preços a partir dos 60 euros por pessoa.

Contactos: 234 732 045 ou visitas@alianca.pt.

Caves do Solar de São Domingos propõe roteiro vitivinícola na Bairrada em tempo de vindimas

De há uns anos a esta parte, o produtor Caves do Solar de São Domingos organiza programas alusivos aos trabalhos da vinha ao longo do ano, sendo os mais emblemáticos o da poda, no inverno, e o de vindimas, nesta altura, dando assim a oportunidade a quem neles participa de contactarem de perto com a realidade da vinha e do vinho, admirando ainda mais este que é um sector de forte importância para o país, cultural e economicamente. O programa de vindimas começa às 09h30, com ponto de encontro marcado no Espaço Bairrada da Curia, junto à Estação de Comboios.

Os participantes seguem, em carro próprio, para a Quinta de S. Lourenço, onde começa a atividade propriamente dita, seguindo para Óis do Bairro para descobrirem outra emblemática vinha deste produtor e, depois, para São Mateus, onde lhes é servido um espumante de honra e aperitivos diversos.

Esta experiência continua já nas Caves do Solar de São Domingo, às 12h30, com visita às galerias e visualização do processo de estágio dos espumantes. O almoço é servido pelas 13h30 e o menu inclui o típico leitão assado à Bairrada, acompanhado de batata frita e pão da Mealhada, e termina com ‘Amor(es) da Curia’. A harmonização é feita com espumantes, vinhos DO Bairrada e aguardente São Domingos.

Este programa está disponível sempre que haja condições para a realização de vindimas e de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Marcação obrigatória e sujeita a disponibilidade. Os bilhetes têm preços a partir dos 75 euros por pessoa.

Contacto: 231 519 680 ou info@cavesaodomingos.com.

Artigo anteriorPara o verão a Santini sugere a mais “fresca” torta de Azeitão
Próximo artigoQuim Roscas e Zeca Estacionâncio atuam no Palácio de Congressos do Algarve este sábado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui