Ajitama Ramen Bistro fica na Avenida Duque de Loulé, em Lisboa
Ajitama Ramen Bistro fica na Avenida Duque de Loulé, em Lisboa

Chama-se Ajitama Ramen Bistro e é o mais recente projecto de António Carvalhão e João Ferreira, os dois amigos aficionados do ramen que em 2017 abriram o Ajitama Supper Club – o primeiro supper club em Portugal especializado no prato mais consumido pelos japoneses.

Após um ano e meio a servir jantares uma vez por semana em casa de António e perante uma lista de espera a crescer exponencialmente, os dois entusiastas do emblemático caldo japonês decidiram dar um passo em frente e abrir o seu próprio restaurante de ramen. O Ajitama Ramen Bistro fica na Avenida Duque de Loulé, 36, em Lisboa e abre as portas ao público já no próximo dia 5 de março.

António Carvalhão e João Ferreira, os dois amigos aficionados do ramen
António Carvalhão e João Ferreira, os dois amigos aficionados do ramen

No Ajitama Ramen Bistro o ramen será uma vez mais o prato Rei e os dois fundadores irão manter a sua premissa de proporcionar uma autêntica experiência gastronómica japonesa e empregar as técnicas artesanais que conferiam ao Ajitama Supper Club o seu reconhecimento e a sua distinção. Agora com uma formação de topo no currículo – pela melhor escola de ramen de Tokyo, a Rajuku – e com a vantagem de poderem servir mais pessoas de cada vez, cinco dias por semana, António e João contam com uma carta mais alargada e com pratos exclusivos, onde se incluem entradas tipicamente japonesas, cinco variedades de ramen – incluindo uma opção vegetariana – sobremesas inspiradas em ingredientes japoneses e uma oferta de cocktails únicos e refrescantes, também eles inspirados no Japão.


No Ajitama Ramen Bistro há propostas de ramen para todos os gostos e feitios.

A par com o ramen Shio, a receita original do Ajitama Supper Club, e com o ramen Shoyu, o mais popular do Japão, surgem agora o Veggie, um opção de ramen vegetariana que também pode ser vegana, o Miso, que se assume como uma explosão de sabores, e ainda o Hakata Tonkotsu, o ramen mais intenso da lista e segundo os dois amigos, a especialidade da nova casa.

“As receitas do Shio e o do Shoyu, que já eram servidos lá em casa, no Ajitama Supper Club, são da nossa autoria e resultam dos 13 meses de desenvolvimento auto-didacta” relembra António Carvalhão. “Já as novas receitas – Veggie, Miso e Tonkotsu – foram aprendidas no curso intensivo de Ramen Chefs que realizámos em Tokyo com o Sensei Takeshi Koitani, um dos mais experientes e respeitados Ramen Chefs do Japão” conta o empreendedor. O tempo de cozedura dos caldos, a intensidade de cada variedade de ramen e a espessura de cada um dos noodles são indicados e classificados na ementa, para informar da melhor forma possível os clientes do restaurante.


Os cocktails resultam de uma parceria com a empresa Às de Copos

Relativamente aos cocktails, outra grande aposta do Ajitama Ramen Bistro, João Ferreira explica que estes resultaram de uma parceria com a empresa Às de Copos, especializada em serviços de bar: “Também no caso dos cocktails quisemos ter receitas exclusivas e que integrassem sempre pelo menos um ingrediente japonês no entanto não tínhamos qualquer tipo de experiência nem o conhecimento necessário para garantir a qualidade pretendida, conta. “Felizmente identificámos a Às de Copos, especialista nesta área, que nos desenvolveu um conjunto de seis cocktails variados que além de integrarem ingredientes japoneses conseguem proporcionar a harmonia perfeita com os nossos ramens, afirma. O Shochu, o Sake, o licor Midori e o Wasabi são alguns dos ingredientes usados nos cocktails exclusivos do Ajitama, que podem ser consumidos antes mas também durante as refeições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui