A Wiko dá dicas para fotografias móveis
A Wiko dá dicas para fotografias móveis

As viagens são habitualmente um momento em que tiramos muitas fotografias, seja para recordação ou para partilha nas redes sociais. Hoje em dia, muitos dos viajantes recorrem às câmaras dos seus smartphones para captar os momentos das suas viagens. A Wiko, fabricante europeia de smartphones, aponta as 6 dicas essenciais para uma boa fotografia.

Use a regra dos três terços para enquadrar a sua foto

“Uma das maneiras mais fáceis de melhorar as suas fotografias móveis é utilizar a “regra dos terços” no momento de tirar a foto – segundo esta regra, uma imagem deve ser dividida em três partes, horizontal e verticalmente, formando nove partes no total. De acordo com esta teoria, se colocar os pontos de interesse nessas interseções ou ao longo das linhas, a sua foto ficará mais equilibrada e nivelada, permitindo que interajam com ela de maneira mais natural”, afirma a Wiko.

Abraçe o espaço negativo

A fabricante de smartphnes explica que o “Espaço negativo” refere-se simplesmente às áreas em redor e entre os objetos de uma imagem – e pode transformar “uma fotografia boa numa fotografia ótima”.
“Ao incluir muito espaço vazio numa foto, o seu objeto destaca-se e evoca uma reação mais forte em quem vê a imagem. E como é o espaço negativo? Muitas vezes, é uma grande extensão de céu aberto, água, um campo vazio ou uma grande parede”.

Concentre-se em apenas um objeto

Muitas das melhores fotografias incluem apenas um objeto interessante. Assim, ao tirar uma fotografia, passe algum tempo extra a preparar o ambiente. “Alguns fotógrafos dizem que o objeto não deve preencher todo o quadro e que dois terços da foto deve ser um espaço negativo – o que ajuda o objeto a destacar-se mais. Certifique-se de tocar no ecrã do smartphone para focar a câmara no objeto, isto ajudará a garantir que a fotografia fique focada e que a iluminação seja otimizada”, sugere a Wiko.
Depois de tirar a foto, pode usar filtros e aplicações para tornar o objeto ainda mais nítido ou cortar a fotografia para o enquadrar corretamente. O brilho, o contraste e a saturação da foto também podem ser ajustados de acordo com o seu smartphone.

Procure diferentes perspetivas

Tirar fotografias “de um ângulo único e inesperado pode torná-las mais memoráveis – tende a criar uma ilusão de profundidade ou altura com os objetos” é a dica seguinte. Também faz com que a imagem se destaque, “uma vez que a maioria das fotografias móveis são tiradas de forma direta ou de uma vista aérea”.
“Tente tirar uma foto diretamente para cima e brincar com o céu como espaço negativo”, por exemplo.

Brinque com os reflexos

“Há algo bastante idílico em ver o céu refletido em um corpo de água. Há uma razão pela qual amamos ver isso – os nossos olhos são atraídos por reflexos. Então, procure oportunidades para brincar com eles nas fotos”, aconselha a Wiko e dá exemplos de onde encontrar reflexos: poças, grandes massas de água, espelhos, óculos de sol, copos e superfícies metálicas.

Capture pequenos detalhes

“Imagens em close-up que capturam pequenos detalhes delicados podem criar um conteúdo visual realmente atraente”, defende a empresa. Por isso, “fique atento a texturas e padrões como o descascar de tinta, uma estrada de cascalho ou um azulejo de mosaico”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui