A região de Vilnius, na Lituânia, foi recentemente galardoada pela Comissão Europeia com o título de “Capital Verde da Europa para 2025”. Esta é uma região rodeada de árvores, parques e espaços verdes que se tornam especialmente apelativos no outono.

De facto, a estação do outono transforma Vilnius numa paleta de pintores. Os edifícios históricos e os espaços verdes são embelezados com os tons ardentes das folhas de outono, criando um cenário pitoresco para passeios acolhedores pela cidade.

Desse modo, e durante o outono, apresentamos uma seleção de locais que não vai querer perder em Vilnius.

Jardim Bernardine

image-1-52-e1698663326281-1024x602 5 locais para conhecer em Vilnius, na Lituânia, durante o outono
Fonte: TripAdvisor

Localizado na base da Torre Gediminas e junto ao rio Vilnelė, este parque urbano, que ganhou forma no século XV, costumava ser uma floresta sagrada de carvalhos nos tempos pagãos. Conhecido como o último país da Europa a adotar o cristianismo, a Lituânia ainda está perto das suas raízes pagãs e o parque, com mais de 400 anos, é uma bela desmonstração desses tempos. Os monges bernardinos, que assumiram o controlo no século XV, criaram um jardim paisagístico, onde cultivavam flores, plantas medicinais e legumes. Os monges também construíram a Igreja de Santa Ana – uma joia da arquitetura gótica.

Situado no centro histórico da cidade, o Jardim Bernardine é o local ideal para admirar a folhagem de outono de diferentes pontos de vista.

Paupys – A Veneza de Vilnius

Go-Vilnius.-Autumn-in-Paupys-e1698663225643-1024x599 5 locais para conhecer em Vilnius, na Lituânia, durante o outono

Uma joia escondida, aninhada na margem direita do rio Vilnelė, e adjacente à Cidade Velha, Paupys é conhecida pela sua arquitetura formalmente industrial e restaurada. Até à ocupação soviética, Paupys era sobretudo um centro industrial, com moinhos e fábricas. A industrialização foi interrompida pela ocupação e, recentemente, Paupys foi reavivada como um dos mais atrativos distritos de Vilnius, uma área residencial e de negócios com edifícios inovadores de arquitetura moderna. Localizados ao longo das margens do Vilnelė, aqui encontrará vários restaurantes e bares.

Catedral e a Praça do Palácio do Grão-Duque

Construída em 1251, durante o batismo do rei Mindaugas, a Catedral de Vilnius é a principal igreja católica da Lituânia. O adjacente Palácio dos Grão-Duques, depois de ter sido demolido no século XIX pelo regime czarista, foi meticulosamente reconstruído em 2013 e proporciona agora aos visitantes uma experiência histórica única. A exposição do Palácio convida os visitantes a explorar a progressão cronológica do interior do castelo, a sua narrativa arquitetónica e a vida quotidiana dos Grão-Duques da Lituânia. A Catedral e a Praça do Palácio são um testemunho vibrante da história de Vilnius, particularmente convidativo durante o outono.

Margem do rio Neris

image-1-53-e1698663425873-1024x606 5 locais para conhecer em Vilnius, na Lituânia, durante o outono

No coração da cidade de Vilnius, encontramos a margem do rio Neris que cria uma fusão perfeita entre a beleza da natureza e o encanto urbano. O percurso ao longo do rio Neris, cobrindo uma distância de 7.082 degraus, oferece um novo ponto de vista para apreciar a Cidade Velha de Vilnius. Riverbank convida a explorar uma exposição de arte urbana, a relaxar num café à beira-rio ou a trocar cumprimentos com pessoas em caiaques e barcos que passam a deslizar.

Monte das Três Cruzes

image-1-55-1024x614 5 locais para conhecer em Vilnius, na Lituânia, durante o outono

As cruzes encontram-se no topo de uma colina tortuosa, com cerca de 64-65 metros de altura. Este memorial oferece uma das vistas mais deslumbrantes sobre a Cidade Velha, que pode ser alcançada em menos de uma hora de caminhada. O monumento original das Três Cruzes, construído em 1916 e demolido pelos soviéticos em 1950, foi reconstruído em 1988, após a conquista da independência.

O memorial das Três Cruzes é agora um monumento histórico e um símbolo de resiliência, e o outono é a altura ideal para embarcar na caminhada panorâmica até à famosa colina. O trilho, ladeado por árvores, oferece uma agradável experiência de floresta urbana em Vilnius e convida os visitantes a apreciarem a mudança da folhagem e a atmosfera fresca e nítida.

Artigo anteriorDesconforto nos ouvidos em viagens aéreas? 9 truques para aliviar a pressão, segundo médicos
Próximo artigoDescubra as 10 cidades portuguesas com o maior número de restaurantes vegans e vegetarianos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui