A AirHelp revela que 2018 foi o pior ano para voar, consequência do “overtourism, atrasos e mau serviço prestado pelas companhias aéreas, em todo o mundo”.

Segundo a empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, as companhias e os passageiros podem adotar diversos procedimentos de forma a contribuir para minimizar os problemas em 2019.

No caso dos voos sobrelotados, por exemplo, as companhias aéreas podem “reduzir o número de lugares vendidos a mais” e “usar aeronaves maiores, para voos mais populares, durante os períodos mais movimentados, disponibilizando assim mais lugares por rota e eliminando a necessidade de acrescentar voos extra”.

“Mesmo em situações em que as perturbações são inevitáveis, as companhias aéreas são obrigadas a ser transparentes com os viajantes, não apenas sobre o status dos seus voos, como também sobre seus direitos quando ocorrem problemas”, defende a Airhelp.

Já os viajantes podem adotar medidas que contribuam para melhorar a sua experiência quando vão viajar de avião. De acordo com a Airhelp, estes são os seguintes conselhos que deve seguir:

Voar durante dias ou horários menos movimentados

Os voos de madrugada costumam ser os menos lotados, o que significa que o voo tem menos probabilidade de ter excesso de reservas e o tempo de espera nos procedimentos de segurança será menor.

Prever um tempo extra para viajar para o aeroporto

Independentemente do momento em que vão viajar, os passageiros devem antecipar o tráfego perto do aeroporto. Além disso, devem garantir um tempo amplo para as verificações de segurança. Se for útil, podem considerar o transporte público para eliminar taxas de estacionamento e economizar.

Viajar com bagagem de mão

bagagem de mão

Esperar pela bagagem pode implicar muito tempo no aeroporto. Para viagens curtas, os viajantes podem considerar o uso de bagagem de mão, desde que todos os itens transportados estejam de acordo com os requisitos da Administração para a Segurança dos Transportes.

Levar carregador e entretenimento

carregador de telefone

Por vezes, as perturbações nos voo são inevitáveis. Por isso, levar um carregador para o telefone e um livro são essenciais.

Conhecer os direitos em caso de perturbações

Conhecer os direitos em caso de perturbações em voos, pois pode haver direito a compensação. No caso de atrasos superiores a três horas, cancelamentos de voos ou impedimento de embarque, os passageiros podem ter direito a uma compensação até 600 € por pessoa, em determinadas circunstâncias, além do agendamento de nova viagem ou do reembolso do bilhete. As condições para que tal aconteça determinam que o aeroporto de partida se encontre dentro da UE ou que a companhia aérea tenha sede na UE. Além disso, a razão da perturbação deve ser causada pela companhia. O direito à compensação financeira deve ser reclamado no prazo de três anos a contar da data da perturbação. Se o passageiro ficar retido no aeroporto por mais de duas horas, as companhias aéreas também são obrigadas a fornecer refeições, bebidas, acesso a comunicações e acomodação, se necessário.

Usar a app gratuita da AirHelp

smartphone

Usar a app gratuita da AirHelp para verificar atualizações em tempo real sobre a elegibilidade de compensação e perturbações em voos. Esta ferramenta fornece aos viajantes atualizações ao momento sobre a elegibilidade para compensação, verificando automaticamente os voos. Através desta ferramenta, os viajantes também podem criar mapas coloridos das suas viagens para compartilhar com amigos e seguidores nas redes sociais.

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