Todos nós já desesperámos a bordo de um avião, por não termos como nos entreter durante as horas de viagem. Embora algumas companhias comecem a introduzir wi-fi a bordo dos aviões, a verdade é que esta é uma tecnologia que ainda não está muito massificada, e o preço pode fazer desistir mesmo os mais viciados nas redes sociais. Mas porque é que não é possível usar o telemóvel para fazer chamadas a bordo?

A primeira justificação é apontada à Skycop, empresa de direitos dos passageiros aéreos, com o facto de as aeronaves serem sensíveis aos sinais de telemóvel, podendo interferir com os controlos dos pilotos: “Os aviões mais antigos são equipados com tecnologia analógica e o sinal do telemóvel pode interferir com estes instrumentos de navegação e isso não é seguro. O mesmo para equipamentos digitais mais antigos”, explica Darius Rudinskas, vice-presidente do Instituto da Aviação Antanas Gustaitis da Universidade Técnica de Vilnius Gediminas.

A forma de funcionamento das antenas que emitem os sinais de rede móvel, ajudam a explicar o segundo motivo pelo qual não conseguimos ter rede a bordo dos aviões. As antenas são pensadas para emitirem sinal de cima para baixo, pelo que quando o avião vai ganhando altitude, a distância impede o telemóvel de se conectar.

A segurança propriamente dita, esclarece o especialista, é mais um dos motivos para que os passageiros estejam impedidos de se conectarem: “Quando banimos alguma coisa as pessoas são mais disciplinadas. Por isso as nossas restrições asseguram que todas as viagens são o mais seguras possíveis. Imaginemos que havia um aviso para apertar os cintos por causa da turbulência, mas todas as pessoas estavam ao telemóvel. A proibição torna a vida da tripulação mais fácil”, esclarece.

Quanto à possibilidade de, no futuro, ser possível fazer chamadas a bordo, Rudinskas não acredita que esse dia chegue. No seu ponto de vista, mesmo que a tecnologia venha a surgir, acredita que as companhias aéreas não vão querer que os passageiros façam chamadas enquanto voam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui