Mário Laginha Trio, setembro de 2022 © Atelier Obscura
Mário Laginha Trio, setembro de 2022 © Atelier Obscura

O festival Jazz em Monserrate regressa para a sua terceira edição de 6 a 28 de setembro, às sextas-feiras e aos sábados, e conta pela primeira vez com nomes internacionais.

Ao longo do mês de setembro, o Parque de Monserrate vai ser palco de oito concertos ao pôr-do-sol, quatro concertos para famílias e uma masterclasse gratuita, com uma programação composta por 55 artistas nacionais e internacionais.

O Jazz em Monserrate, cuja direção artística está agora a cargo de Inês Laginha, tem como objetivo reunir público, estudantes e profissionais do jazz, apresentando-se como “como ponto de encontro de culturas, de gerações e de experiências, que são reflexo, quer da fusão de estilos arquitetónicos do palácio que preside ao grande relvado, quer do exótico jardim que acolhe esta experiência”, lê-se na nota de imprensa da Parques de Sintra.

Perico Sambeat está encarregue do concerto de apresentação do programa do Jazz em Monserrate 2024, que está marcado para dia 5 de setembro, às 19h, após ser cancelado no dia 8 de junho devido a condições climatéricas adversas. O artista estará acompanhado por um trio de músicos portugueses, composto por João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria).

Pôr-do-sol em Monserrate ao som do jazz

Às 19h, diversos músicos nacionais e internacionais, tanto jovens como consagrados, vão subir ao palco localizado no relvado do Parque de Monserrate para assinalar os finais de tarde com concertos ao pôr-do-sol.

Alguns dos artistas que vão atuar em setembro incluem Eduardo Cardinho, André Rosinha, Emma Frank, o duo Augusto Baschera e João Bernardo, Margarida Campelo e Alexandre Frazão.

Os bilhetes para os concertos ao pôr-do-sol têm um preço de 15 euros e já estão à venda no site oficial do evento. Os portadores destes ingressos poderão aceder ao transporte gratuito que será assegurado pela Scotturb nos dias do festival.

Famílias e novas gerações vão descobrir “O que é o jazz?”

As manhãs dos sábados de 7, 14, 21 e 28 de setembro serão dedicadas às famílias e aos mais novos. A partir das 11h, a cantora e pedagoga Catarina dos Santos, em colaboração dos alunos de Jazz da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, propõe ao público que descubra “O que é jazz?”, com uma viagem ao longo da história deste género musical.

Haverá também uma jam session no final de cada concerto, em que qualquer jovem estudante que já toque um pouco de jazz poderá experimentar tocar com os alunos que subiram ao palco nesse dia.

Os concertos para famílias são gratuitos mediante compra do bilhete de entrada no Parque e Palácio de Monserrate.

Masterclasse gratuita com Jorge Rossy

No dia 21 de setembro, sábado, às 14h, o baterista e vibrafonista catalão Jorge Rossy vai orientar uma masterclasse gratuita sobre “a consciência dos papéis que cada músico tem na relação consigo próprio, com a banda, com a música e com o público”.

Além disto, a aula gratuita “ajudará, também, os jovens alunos a perceber como gerir as expectativas que os outros músicos têm de si próprios e dos outros, como é a vida de um músico profissional, e como isso afeta a música em si, e qual o papel sócio-político dos músicos de jazz, no passado, no presente e no futuro”, revela a Parques de Sintra.

A masterclasse com Jorge Rossy é gratuita, mas requer inscrição prévia. As candidaturas decorrem até 31 de agosto.

Artigo anterior5 hotéis a “dois passos” de algumas das melhores praias do país
Próximo artigoJá pode conhecer o Funchal à boleia dos carros verdes elétricos da Spinach

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui