Os turistas que se dirigem a Paris para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos neste verão foram avisados para protegerem os seus pertences dos carteiristas. O índice europeu de carteirismo da Quotezone revelou que a França tem uma das maiores taxas de furtos da Europa. Centenas de pessoas têm reclamado sobre o roubo dos seus bens quando visitam atrações turísticas icónicas em França. Além de Itália, França tem a maior taxa de carteirismo nos destinos turísticos mais populares da Europa.
Com mais de 15 milhões de turistas esperados em Paris para os Jogos, os especialistas em seguros de viagem da Quotezone forneceram dicas sobre como manter-se seguro. A Torre Eiffel tem as taxas mais altas de carteirismo, por isso os turistas devem estar especialmente atentos se planeiam visitar este monumento. Outros locais turísticos, como o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre-Dame, também atrairão multidões maiores do que o habitual, tornando-os locais convenientes para criminosos.
Os carteiristas podem mover-se discretamente nesses locais e roubar carteiras, telemóveis, joias e outros objetos de valor, muitas vezes sem que as vítimas se apercebam. Recentemente, as linhas de Metro começaram a fazer anúncios alertando os viajantes para estarem vigilantes e protegerem os seus pertences de possíveis carteiristas a bordo. Os carteiristas podem atuar sozinhos ou usar um cúmplice para distração, por isso os turistas precisam de estar em alerta.
Objetos não essenciais, como joias e dinheiro extra, devem ser deixados no cofre do hotel. Os turistas devem manter cartões de crédito, telemóveis, câmaras e carteiras guardados e visíveis. Recomenda-se o uso de uma bolsa a tiracolo e que a usem à frente do corpo em grandes multidões. Os viajantes também podem comprar carteiras ou bolsas com bloqueadores de RFID para proteção contra carteiristas digitais.
Documentos importantes, como passaportes, vistos ou documentos de vacinação, devem ser deixados trancados no cofre. Os viajantes devem fazer cópias e escondê-las noutro local, caso necessário. Os turistas devem ser vigilantes ao moverem-se em multidões, manter os pertences próximos quando estão sentados num restaurante ou bar, ou a usar transporte público. Ao levantar dinheiro de um multibanco, é crucial não conversar com estranhos e proteger o número PIN.
Garantir uma cobertura completa de seguro de viagem pode proporcionar tranquilidade em caso de incidentes. Certifique-se de fazer a apólice ao mesmo tempo que faz a reserva e adicione extras necessários, como seguro de gadgets ou compensação por dinheiro pessoal.