Para os amantes da Natureza, que gostam de aventurar-se ao ar livre, em família ou com amigos, ou simplesmente passear sozinho, por entre serras, bosques, dunas, falésias, lagos e rios, o novo «Guia de Percursos Pedestres do Algarve», editado pelo Turismo do Algarve, será bastante útil. No total, são propostos 47 percursos de pequena rota (com menos de 30 km) e resumos de quatro percursos de grande rota (com mais de 30 km) existentes na região.
Neste guia encontram-se desde caminhos de terra, troços empedrados ou passadiços de madeira, onde os caminhantes podem ser surpreendidos por um coelho-bravo, encontrar um sapal ou um antigo moinho. Para uma caminhada em segurança, o guia deixa conselhos práticos, nomeadamente o tipo de vestuário e o equipamento que deve ser considerado.
Com cerca de 240 páginas, também disponíveis em formato digital, o guia é composto por um conjunto de conteúdos detalhados, onde sobressaem as imagens ilustrativas e mapas indicativos. Há ainda informações úteis associadas a cada percurso, como a distância total a percorrer, a duração média e as características, mas também a época aconselhada para fazer cada visita.
A seleção dos atuais 51 percursos incluídos no guia, mais 14 do que na edição anterior, decorreu após inúmeras saídas de campo e avaliação de um conjunto de critérios, nomeadamente a inclusão de, pelo menos, um percurso por concelho, o estado de conservação, a segurança, a existência de material de divulgação, de painéis de informação e sinalética, a presença de valores naturais, paisagísticos e culturais relevantes, e a existência de singularidades.
Para as 47 pequenas rotas, o guia está organizado de acordo com cinco áreas: Costa Vicentina, Litoral Sul, Barrocal, Serra e Guadiana. No final foram incluídos resumos da Via Algarviana, Rota Vicentina, Grande Rota do Guadiana e Percurso Descoberta, as quatro grandes rotas.
O guia pode ser descarregado gratuitamente no canal «Multimédia» do site visitalgarve.pt.