Samaná, República Dominicana. Foto: Wikipédia

Se acha que a República Dominicana se resume a Punta Cana, desengane-se. Este país nas Caraíbas é lar de algumas das regiões, e atrevemo-nos a dizer, mais bonitas do mundo, como é o caso de Samaná, um paraíso rodeado de águas azul-turquesa e de uma célebre natureza que pode ser contemplada em qualquer canto do destino. Localizado no Nordeste do país, Samaná é sem dúvida uma referência para todos aqueles que procuram fugir do ambiente vibrante das grandes cidades (e nós explicamos o porquê).

O Vou Sair embarcou numa viagem de uma semana a Samaná entre os dias 27 de junho e 6 de julho, organizada pelo operador turístico Soltour, que oferece um voo direto semanal à sexta-feira com partida de Lisboa até 30 de agosto. Os voos têm a duração de cerca de 8 horas e incluem uma refeição a meio da viagem.

Graças ao pacote da Soltour, os viajantes poderão desfrutar de sete noites num quarto duplo, voos e duas excursões gratuitas incluídas no destino. Os pacotes, alguns com descontos, estão disponíveis a partir de 1.356 euros por pessoa.

É de salientar que a Soltour é o único operador que disponibiliza um voo direto para Samaná, à partida de Lisboa, sem necessidade de fazer escala em outro destino. Para o voo, deixamos uma dica: aconselhamos que leve fones de fio para poder aproveitar a sua viagem a ver uma série ou filme que goste.

baia-de-samana-1-e1721379174498-1024x618 Dois hotéis que não podem ficar de fora numa viagem a Samaná, na República Dominicana (com dicas)
Baía de Samaná

Ao aterrarmos no Aeroporto Internacional de Samaná, é inevitável não sentir o clima tropical, algo que pode ser sentido em toda a península. É como diz o ditado, primeiro estranha-se e depois entranha-se. Além do clima, fomos imediatamente envolvidos pela serenidade e alegria que permeiam o ar, pois fomos recebidos por uma música típica do país, algo raro de encontrar noutros aeroportos.

Durante a nossa estadia, ficámos alojados em dois hotéis que, além de serem os dois para maiores de 18 anos, o que proporciona ainda mais uma estadia de puro relaxamento, são um pouco diferentes. O primeiro que ficámos foi o Bahia Principe Grand Samana, um hotel 5 estrelas situado numa das baías mais pitorescas da região. Além do acesso privativo à Playa Chinguela Los Cacao, a unidade conta uma piscina, sete restaurantes e bares, um ginásio e um spa.

Com 149 quartos, o Bahia Principe Grand Samana disponibiliza várias opções de alojamento, incluindo tipologias com vista para o mar, com capacidade para três adultos.

Relativamente à oferta gastronómica, o hotel conta com um buffet principal que serve pequeno-almoço, almoço e jantar, dois restaurantes à la carte: Don Pablo (gourmet) e International Restaurant (menu de degustação internacional), além do Las Olas, um snack-bar junto à piscina que serve refeições mais leves.

Bahia Principe Grand Samana:

  • Bahia-Principe-6-1024x576 Dois hotéis que não podem ficar de fora numa viagem a Samaná, na República Dominicana (com dicas)
  • Bahia-Principe-3-1024x683 Dois hotéis que não podem ficar de fora numa viagem a Samaná, na República Dominicana (com dicas)
  • image-1-1024x683 Dois hotéis que não podem ficar de fora numa viagem a Samaná, na República Dominicana (com dicas)
  • image-2-1024x683 Dois hotéis que não podem ficar de fora numa viagem a Samaná, na República Dominicana (com dicas)

O segundo hotel, e aquele que gostámos mais, foi o Viva V Samana by Wyndham, um resort 4 estrelas situado a cerca de 20 minutos do aeroporto e 10 minutos do município de Las Terrenas. Este é um verdadeiro oásis para quem procura umas férias repletas de descanso, juntamente com diversão. Com um total de 286 quartos, este é um verdadeiro paraíso tropical, pois conta com várias opções de alojamento, desde quartos com vista para o mar até Bungalows com vista para o jardim. Por sua vez, a praia fica mesmo em frente ao hotel, oferecendo acesso direto a espreguiçadeiras para desfrutar do sol e do mar.

Neste hotel, a oferta gastronómica é diversificada, com um buffet principal que serve pequeno-almoço, almoço e jantar, e mais três restaurantes à la carte: Mar & Fuego (marisco e peixe grelhado), Mediterrenas (cozinha mediterrânica) e Fusión (menu de especialidades internacionais), além de um snack-bar junto à piscina para desfrutar de algumas bebidas e snacks, incluindo pizza. Todos os restaurantes à la carte estão disponíveis para jantar, sem necessidade de reserva. À noite, poderá desfrutar de espetáculos diários, de música e dança, bem como uma noite de karaoke uma vez por semana. 

Viva V Samana by Wyndham:

  • pool_51826669383_o-1024x683 Dois hotéis que não podem ficar de fora numa viagem a Samaná, na República Dominicana (com dicas)
  • coconut-whispers-spa_51826554031_o-1024x683 Dois hotéis que não podem ficar de fora numa viagem a Samaná, na República Dominicana (com dicas)
  • bathroom_25000051221_o-1024x683 Dois hotéis que não podem ficar de fora numa viagem a Samaná, na República Dominicana (com dicas)
  • aerea_52376551793_o-1024x682 Dois hotéis que não podem ficar de fora numa viagem a Samaná, na República Dominicana (com dicas)
  • IMG_2428-1024x768 Dois hotéis que não podem ficar de fora numa viagem a Samaná, na República Dominicana (com dicas)

Ambos os hotéis oferecem uma variedade de instalações para entretenimento e lazer, incluindo ginásio e spa.

Umas “Caraíbas diferentes” que se distinguem pela sua cultura, hospitalidade e gastronomia

Las-Terrenas-e1721379571194-1024x619 Dois hotéis que não podem ficar de fora numa viagem a Samaná, na República Dominicana (com dicas)
Las Terrenas

Além das fantásticas praias, uma delas considerada a mais bonita do mundo, Samaná torna-se especial graças ao seu povo. É na simpatia e na hospitalidade do povo dominicano que reside o verdadeiro encanto desta região. Os habitantes locais recebem os visitantes de braços abertos, fazendo-os sentir em casa desde o primeiro momento.

A isto, junta-se a saborosa gastronomia. Sabem aquela comida de avó acabada de fazer? Foi este o sentimento que tivemos cada vez que experimentávamos uma nova iguaria. Com uma rica herança que combina influências africanas, europeias e caribenhas, a gastronomia dominicana reflete a diversidade e a riqueza da sua história e tradições. Além da comida, não pode perder a famosa “mamajuana”, uma bebida tradicional dominicana feita com rum, mel, ervas e raízes que dizem ter propriedades afrodisíacas e curativas. Um ponto positivo da gastronomia de Samaná é a qualidade dos produtos. A maioria ou quase todos os produtos da região são produzidos lá, o que garante uma maior frescura dos alimentos e uma alimentação mais saudável graças à falta de químicos.

Dicas e outras informações

Para visitar Samaná é necessário possuir um passaporte válido, no entanto, não é necessário visto, pois basta preencher um formulário de e-ticket com, pelo menos, 72 horas de antecedência. Para entrar no país, os viajantes não precisam de apresentar certificado de vacinação ou qualquer documento relacionado com a covid-19. É recomendável a contratação de um seguro médico abrangente e válido no país.

Nos hotéis há Wi-Fi, mas se precisar de ligação à internet fora do hotel é possível comprar um cartão de dados no aeroporto. É necessário levar um adaptador universal que possa carregar, de forma simultânea, vários aparelhos. A corrente em Samaná é de 125 V, 50 Hz.

A moeda no país é o peso dominicano e pode ser trocado em bancos, casas de câmbio oficiais ou nos hotéis. Tome precauções quando levantar dinheiro em caixas multibanco. Recomendamos também que ande sempre com repelente de mosquitos na mala e protetor solar. Além disso, é recomendável consumir sempre água engarrafada.

Um destino de visita obrigatória:

@vousair.pt

Samaná, umas Caraíbas diferentes 🩵 De junho a setembro, a Soltour vai voltar a disponibilizar voos charter semanais que ligarão, diretamente, Lisboa a Samaná, evitando que os portugueses tenham de fazer escala em aeroportos internacionais. #VouSair #Soltour #ViajesSoltour #ViajamosContigo #viagem #paraiso #republicadominicana #samana #caraibas

♬ som original – Vou Sair
Artigo anteriorGenuino é o novo restaurante italiano em Matosinhos 
Próximo artigoÀs sextas e sábados, não perca as tardes de verão com música ao vivo no Rooftop Flores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui