Catedral de Milão/Unsplash

Ao planear férias, os viajantes modernos consideram uma série de prós e contras. Os hotéis são de qualidade? Quais os melhores restaurantes? Quais as atrações das cidades?

O património artístico e cultural de uma cidade desempenha um papel fundamental na forma como os turistas a veem. A arte, o estilo e a arquitetura influenciam as decisões de reserva, assim como os museus, as galerias e os espetáculos.

A PosterXXL, empresa alemã especializada em produtos fotográficos personalizados, realizou um top 10 das cidades mais artísticas da Europa. A PosterXXL atribuiu pontuações às cidades europeias com base em fatores como a concentração de galerias de arte, o número de edifícios concebidos por arquitetos famosos, o número de artistas contemporâneos nascidos na cidade e o número de escolas de arte e festivais.

10. Paris, França

alexander-kagan-t9Td0zfDTwI-unsplash-scaled-1024x683 As 10 cidades mais artísticas e culturais da Europa

A Cidade Luz é um destino de visita obrigatória para os amantes de arte, estilo e arquitetura. Na cidade poderá aproveitar peças de arte como a Monalisa e Vênus de Milo no Louvre, descobrir as maravilhas no Musée de l’Orangerie e reservar um tempo para se perder pelas ruas secundárias da capital francesa, admirando os detalhes arquitetónicos aperfeiçoados ao longo dos séculos.

9. Lyon, França

nguyen-dang-hoang-nhu-6tcJQYz-jU-unsplash-scaled-1024x576 As 10 cidades mais artísticas e culturais da Europa

O que torna Lyon única é o carácter eclético da sua oferta artística. No Museu de Belas Artes de Lyon não só existem obras históricas de artistas da Alta Idade Moderna, como Gerard David, Peter Paul Rubens e Simon Vouet, mas também obras mais contemporâneas, juntamente com uma extensa coleção de artefactos egípcios. Todos os anos, no outono, durante quatro semanas, Lyon enche-se de cor com o Festival Peinture Fraîche, que celebra a arte de rua, o graffiti e a arte contemporânea.

8. Helsínquia, Finlândia

helsinki-nominated-GSURXC5-1-e1693307362186-1024x661 As 10 cidades mais artísticas e culturais da Europa

A capital da Finlândia não recebe tanta atenção pelo seu património artístico e cultural como deveria. Há um conjunto de galerias e museus bem equipados, incluindo o Museu de Arte Contemporânea Kiasma e o Museu de Arte Sinebrychoff, e destaques arquitetónicos como a Estação Central de Helsínquia do século XX e a Capela Kamppi, mais contemporânea. O que contribui para a classificação da cidade é o Festival de Helsínquia anual, o maior festival de artes dos países nórdicos, realizado todos os verões.

7. Milão, Itália

matteo-raimondi-Gdu4YDNxo10-unsplash-1024x683 As 10 cidades mais artísticas e culturais da Europa
Matteo Raimondi/Unsplash

Ninguém pode negar a influência de Milão nos círculos fashionistas da Europa. Todos os anos, as semanas da moda atraem os famosos do mundo inteiro para a reluzente cidade italiana, para uma agenda repleta de desfiles e eventos de alto nível. Enquanto a passerelle é a casa das criações dos estilistas, os edifícios históricos e as galerias de Milão albergam algumas das obras de arte mais emblemáticas do mundo. Na cidade italiana poderá encontrar algumas das obras mais notáveis de todos os tempos, como a Última Ceia, no Museu Cenacolo Vinciano, que retrata a última refeição que Jesus partilhou com os discípulos antes da sua crucificação.

6. Berlim, Alemanha

alexander-van-steenberge-tVpfT9IiuzE-unsplash-scaled-1024x683 As 10 cidades mais artísticas e culturais da Europa

Berlim é a paragem obrigatória para qualquer amante de arte contemporânea. Um fim de semana prolongado, ou uma semana inteira, pode ser passado nas galerias e museus da capital alemã. A East Side Gallery, ao ar livre, alberga a maior secção contínua do Muro de Berlim. Simultaneamente, salas de exposição como a König Galerie e a BQ Berlin albergam exposições eclécticas e em constante mutação, concebidas para entusiasmar tanto os berlinenses como os amantes do design internacional.

5. Oslo, Noruega

oliver-cole-aS3ftVZLrVI-unsplash-1024x683 As 10 cidades mais artísticas e culturais da Europa
Oliver Cole/Unsplash

No inverno, quando a capital norueguesa se transforma numa cidade escura e frita, o Fjord Oslo transforma o Harbour Promenade numa exposição de luz ao ar livre. No final do verão, o Oslo Art Weekend dá as boas-vindas a um programa de arte contemporânea na cidade, repleto de eventos pop up e exposições.

4. Edimburgo, Escócia

stuart-hay-vLsRzbsmshc-unsplash-scaled-1024x686 As 10 cidades mais artísticas e culturais da Europa

As galerias nacionais da Escócia são uma coleção no centro da cidade. Os salões abrigam mais de 120 mil pinturas e artefactos, incluindo obras de Vincent Van Gogh e John Singer Sargent. Graças a uma história que remonta a milhares de anos, a arquitetura de Edimburgo é incomparável. Aproveite e faça uma visita guiada à fortaleza do castelo, conheça o majestoso Palácio de Holyroodhouse e contemple a paisagem urbana do Arthur’s Seat.

3. Roma, Itália

david-kohler-VFRTXGw1VjU-unsplash-scaled-1024x747 As 10 cidades mais artísticas e culturais da Europa

Para os amantes de cultura e história, Roma é o local ideal. Com o imponente Coliseu, as ruínas fascinantes e algumas arquiteturas religiosas mais conhecidas no mundo, a cidade é uma paragem obrigatório. O MAXXI, museu nacional de arte do século XXI, é conhecido pelos seus 27 mil metros de espaço, abrigando milhares de obras. A Rome Art Week chega à cidade novamente em outubro, apresentando mais de 170 exposições e estúdios abertos de artistas emergentes e consagrados.

2. Amesterdão, Países Baixos

3.-Rijksmuseum-Amesterdao-1024x683 As 10 cidades mais artísticas e culturais da Europa

Uma tarde a passear ao longo dos inúmeros canais deixa claro o quão artísticos são os habitantes de Amesterdão, por isso não é de admirar que esta cidade encantadora falhe por pouco o primeiro lugar. Os artistas contemporâneos que chamam à cidade o seu local de nascimento incluem Saskia de Brau, Rob Scholte e Inez Van Lamsweerde. Não deixe de visitar o Rijksmuseum que alberga a mais extensa coleção de arte e artefactos do país, e o Museu Van Gogh onde a coleção permanente é composta por cerca de 700 obras de artistas famosos.

1. Londres, Inglaterra

custo-de-vida-em-londres-1024x683 As 10 cidades mais artísticas e culturais da Europa

O primeiro lugar é ocupado por Londres, considerada por muitos como a capital criativa da Europa. Os estudantes internacionais deslocam-se à cidade para estudar em escolas prestigiadas como a Central Saint Martins, o Fine Arts College e os vários campus que constituem a University of the Arts London. Apesar de Londres não ser uma cidade barata, a entrada em muitos dos museus e galerias de classe mundial da capital é gratuita, incluindo a National Portrait Gallery, a National Gallery, a Somerset House e a Tate Modern.

Artigo anteriorEsta companhia de cruzeiros lançou um tour anti máfia em Itália
Próximo artigoVeja como ficou o hotel mais antigo da cidade do Porto, depois de remodelado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui