Entre 4.786 queijos de 47 países, o melhor é o português. Produzido na Soalheira, o queijo de ovelha amanteigado da Quinta do Pomar é o grande vencedor dos World Cheese Awards 2024, que se realizaram pela primeira vez em Portugal este fim de semana.
A cidade de Viseu tornou-se a capital mundial do queijo de 15 a 17 de novembro. Os Óscares do Queijo atribuíram ao Amanteigado de Ovelha da Quinta do Pomar, produzido na Serra da Gardunha, município do Fundão, o título de “Melhor Queijo do Mundo”.
No fim de semana passado, estiveram à prova 4.786 exemplares no Pavilhão Multiusos de Viseu, dos quais 104 foram eleitos Super Gold por um júri composto por mais de 250 especialistas. Uma segunda ronda de avaliação reduziu a lista a apenas 14 finalistas e culminou com a atribuição da pontuação mais elevada pelo Super Júri ao Amanteigado de Ovelha da Quinta do Pomar, destacando-se entre concorrentes de países como Espanha, Itália, Suíça, Estados Unidos, Noruega e Brasil.
Esta é a primeira vez que um queijo português vence o mais elevado galardão atribuído pelos World Cheese Awards, além de ser a estreia do evento em Portugal, que reuniu na cidade de Viseu a maior delegação nacional de sempre, com 182 queijos em competição.
O Amanteigado de Ovelha da Quinta do Pomar sucede-se ao Nidelven Bla, queijo produzido na Noruega e vencedor da edição de 2023.
Além do vencedor do título de “Melhor Queijo do Mundo”, foram distinguidos mais três Super Gold portugueses. Aos quatro queijos com o galardão mais elevado, somam-se ainda 11 queijos nacionais eleitos gold, 34 com selo silver e 38 bronze. No total foram premiados 87 exemplares portugueses.
A lista dos 14 queijos finalistas pode ser consultada aqui.