Com 7.000 anos de história e um dos melhores climas da Europa, a três horas de voo de Portugal, o arquipélago de Malta é sobretudo conhecido pelas suas ilhas, Malta, Gozo e Comino, que oferecem inúmeras atrações, desde sítios arqueológicos, declarados Património Mundial pela UNESCO e que já foram cenários de filmes como Tróia, Gladiador, Munique, O Conde de Monte Cristo, Vicky – O Vicking e, mais recentemente, o filme de Alejandro Amenábar.

Em 2018, entre os meses de janeiro e novembro, registou-se um aumento de 118.4% do número de visitantes portugueses, relativo ao período homólogo.

Os principais fatores apontados pelo Turismo de Malta para este crescimento são o facto da cidade de Valleta ter sido Capital Europeia da Cultura e a implementação de voos diretos a partir de algumas cidades, como o caso de Lisboa, com companhias aéreas como a Air Malta ou Ryanair.

Para atrair mais turistas ao país, o Turismo de Malta divulgou a agenda de eventos que inclui desde festivais de música a eventos culturais e desportivos.

Carnaval

Já este mês, destaque para o Carnaval, entre 28 de fevereiro a 5 de março, uma celebração com séculos de tradição que é composta por desfiles com grandes carros alegóricos, orquestras e figuras gigantes que ocupam as ruas de Valletta durante cinco dias. A par desta cidade, Nadur e a ilha de Gozo são igualmente destinos muito procurados para a comemoração desta tradição maltesa.

Festival Internacional de Fogos de Artifício


E mencionar tradição é destacar o Festival Internacional de Fogos de Artifício, que se realiza no final de abril e a Festa Medieval de Medina, nos dias 5 e 6 de maio, onde as ruas desta cidade ficam repletas de réplicas de galerias, tabernas e ferreiros, que exibem aos visitantes a forma como os locais viviam nesse período.

Ilha da MTV

O verão em Malta é sinónimo de música e arte. Em junho, será celebrada a Malta Music Week, na denominada Ilha da MTV, que conta com a participação de artistas de renome internacionais. Também no final do mês será realizado o Festival Internacional de Arte, com um vasto programa de peças de teatro, dança, música e exposições de pintura. Em meados de julho, está agendado o Festival de Jazz and Rock. De 14 a 16 de agosto, acontece a quarta edição do Glitch Festival, evento que reúne os amantes de música eletrónica de todo o mundo.

Noite Branca em Valletta

Em outubro, acontece a Noite Branca em Valletta, uma noite em que edifícios governamentais e museus acolhem exposições de arte e peças de teatro, e as ruas estão repletas de apresentações ao ar livre e concertos.

Rolex Middle Sea Race

Os fãs de automobilismo não podem perder o Medina Grand Prix Classic nos dias 12 e 13 de outubro, uma corrida de carros clássicos pelas ruas da antiga capital de Malta e arredores. Haverá também uma nova edição da Rolex Middle Sea Race, uma das regatas mais importantes do mundo.

Artigo anteriorVisitar a Lapónia numa escapadela
Próximo artigoThe Telegraph elege hotel português como um dos melhores do mundo em Art Deco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui