Andar de buggy, visitar a Monkeyland e deslizar sobre um cabo aéreo no meio da selva são algumas das experiências que não pode perder em Samaná, na República Dominicana.
O Vou Sair embarcou numa viagem de uma semana a Samaná entre os dias 27 de junho e 6 de julho, organizada pelo operador turístico Soltour, que oferece um voo direto semanal à sexta-feira com partida de Lisboa até 30 de agosto. Os voos têm a duração de cerca de 8 horas e incluem uma refeição a meio da viagem.
Graças ao pacote da Soltour, os viajantes poderão desfrutar de sete noites num quarto duplo, voos e duas excursões gratuitas incluídas no destino. Os pacotes, alguns com descontos, estão disponíveis a partir de 1.356 euros por pessoa.


É de salientar que a Soltour é o único operador que disponibiliza um voo direto para Samaná, à partida de Lisboa, sem necessidade de fazer escala em outro destino.
Graças a esta viagem, descobrimos que Samaná é muito mais que praia, sol e piscina, e Soraia Moreira, vencedora do Big Brother 2020 Portugal, que também foi convidada pela Soltour para embarcar nesta viagem, concorda connosco: “A viagem a Samaná, na República Dominicana, foi simplesmente incrível, nunca tinha visitado o país e fiquei maravilhada com tudo o que vi. Fui com a Soltour, o roteiro estava muito bem organizado, os hotéis eram muito bonitos e a comida era deliciosa. Esta foi uma daquelas viagens onde pudemos realmente conhecer a cultura e os costumes da região, não foi só sol, praia e piscina”.

O que fazer em Samaná?
Localizado no Nordeste do país, Samaná é sem dúvida uma referência para todos aqueles que procuram fugir do ambiente vibrante das grandes cidades.
O primeiro dia foi marcado por um passeio de buggy pela região, que teve como paragens a Playa Rincón, o Río Caño Frio e, por fim, a Playa Las Galeras. A primeira paragem foi a Playa Rincón, que foi considerada, pela Condé Nast Traveler, uma das dez praias mais bonitas do mundo. Os seus impressionantes cinco quilómetros de costa fazem desta uma paragem obrigatória para todos os amantes de natureza.
Já o Río Caño Frio, que se situa a poucos metros da Playa Rincón, é um deslumbrante rio de cor esmeralda e de águas frias. Tal como dita o nome, este é sem dúvida o sítio ideal para se refrescar.


Por último, e depois de um almoço delicioso no Restaurante Monte Azul, fomos visitar a Playa Las Galeras que, com as suas paisagens paradisíacas e o seu ambiente tranquilo, conquista qualquer visitante, até mesmo os mais exigentes.
No segundo dia, tivemos a oportunidade de desfrutar de um passeio de barco pela baía de Samaná, com direito a snorkeling. Esta experiência foi a favorita de Soraia Moreira: “Uma das coisas que mais gostei de fazer foi andar de veleiro e poder mergulhar nas águas azul-turquesa que envolvem Samaná”. Para este dia, recomendamos que leve comprimidos para os enjoos, de modo a aproveitar 100% a experiência.
Já o terceiro dia foi preenchido com a tirolesa e com uma visita à Monkeyland. Se gosta de adrenalina, aconselhamos seriamente a experimentar a tirolesa no meio da selva. Antes desta experiência, fomos contemplados por uma visita guiada à Monkeyland, onde convivemos e alimentámos pequenos macacos. Antes da visita, os guias aconselham os visitantes a não colocar repelente de mosquitos, além de darem truques e dicas de como conviver com estes dóceis animais.


Infelizmente, o quarto dia, que estava planeada uma excursão de barco até Los Haitises e depois à Playa da ilha Cayo Levantado, acabou por ser cancelado devido às condições meteorológicas.
Passamos para o quinto dia onde visitámos a Aldeia de Las Terrenas, uma aldeia típica de Samaná, e a Praia Las Ballenas. Nesta pequena aldeia, pudemos comprar várias lembranças e ver com os nossos próprios olhos o dia-a-dia de um dominicano. De seguida, visitámos a Praia Las Ballenas, que foi batizada desta forma por Cristóvão Colombo devido a três rochas ao longo da costa que se assemelham a baleias corcundas.
No sexto e penúltimo dia de viagem, tivemos a oportunidade de explorar magníficos lagos e praias ao redor de Río San Juan. A primeira paragem foi a Lagoa Gri-Gri, que é conhecida por ser um dos maiores santuários de aves do país e pela sua abundante flora, que inclui as árvores que lhe dá o nome, Gri-Gri. Incluída na excursão, a Playa Caletón, em formato de meia-lua, está rodeada de vegetação luxuriante e paisagens rochosas, algumas das quais com rostos esculpidos de índios. Durante a excursão, almoçámos na Playa Grande, mais uma praia paradisíaca, com areia dourada que se estende ao longo de dois quilómetros.
O sexto dia terminou com uma visita ao Lago Dudu, o único lugar do mundo onde é possível mergulhar de um lago de água doce para outro. O sétimo e último dia foi passado no Viva V Samana by Wyndham.

