Mercado de Natal em Basileia

O Natal está a chegar e, desde novembro, quase todas as grandes cidades europeias já estão vestidas a rigor para o receber.

Além das luzes e dos efeitos natalícios, há uma coisa que não pode faltar nesta quadra: os mercados de Natal e, na realidade, são muitas as cidades europeias que aderem a esta tradição.

Por isso mesmo, a Civitatis, empresa de visitas guiadas, excursões e tours grátis, fez uma lista com 10 mercados de Natal imperdíveis na Europa.

Basileia, Suíça

Mercado de Natal em Basileia

O mercado de Natal de Basileia já foi eleito várias vezes como o melhor da Europa. As praças de Barfüsserplatz e Münsterplatz vestem-se com as luzes, guirnaldas e pinheiros iluminados para receberem então o mercado de Natal que tem várias barraquinhas de comida e de artesanato.

Além disto, o mercado de Natal de Basileia conta ainda com concertos e atividades para as crianças.

Neste mercado de Natal podem-se encontrar vários produtos típicos locais como queijos suíços, pães de especiarias, salsichas assadas e doces, como o Balser Läckerli.

Budapeste, Hungria

Mercado de Natal em Budapeste

A esplanada em frente à basílica de São Estevão converte-se num cenário de luzes douradas e decoração natalícia entre novembro e início de janeiro.

No centro da praça está uma árvore de Natal gigante com várias luzes coloridas que está rodeada de bancas de comida típica húngara e de artesanato.

A beleza deste mercado fez com que há muito tivesse sido distinguido como um dos melhores mercados de Natal da Europa.

Manchester, Reino Unido

Mercado de Natal em Manchester

O mercado tradicional Albert Square, em Manchester, é o cenário perfeito para um dos mercados natalícios mais bonitos da Europa.

A praça dá lugar a várias barraquinhas de madeira, em frente à câmara municipal, que oferecem comida, bebida e artesanato local.

Poznan, Polónia

Mercado de Natal em Poznan

Poznan é uma cidade polaca que fica junto ao rio Varta. Durante a época natalícia esta cidade alberga um dos mercados de Natal mais bonitos da Europa.

Este mercado localiza-se no centro histórico de Poznan e, além das típicas barracas com comida, bebida e artesanato, que caracterizam os mercados natalícios, este mercado acolhe todos os anos um festival de esculturas em gelo.

Contudo, o grande destaque deste mercado vai para a roda gigante na Praça da Liberdade, pois quando se está no topo da roda é possível ter uma vista privilegiada sobre a cidade.

Madeira, Portugal

Mercado de Natal na Madeira

Nesta lista de melhores mercados natalícios, Portugal não podia ficar de fora e o destaque da Civitatis vai para o mercado natalício da Madeira.

Este mercado marca pela diferença, se nos outros mercados a neve e os telhados brancos são uma imagem de marca, no mercado de Natal da Madeira não são.

O destaque deste mercado vai para a luz que tem e, por isso mesmo, é considerado o mercado natalício com mais luz em toda a Europa.

No mercado natalício da Madeira é possível encontrar barraquinhas que vendem flores, comida e produtos de artesanato. Contudo, não só das barraquinhas se faz este mercado, pois conta ainda com a participação de ranchos folclóricos e espetáculos com canções de Natal.

Bruxelas, Bélgica

Mercado de Natal em Bruxelas. Créditos: Oficina de Inverno

A capital belga tem um nome específico para o seu mercado de Natal, que é: Winter Wonders.

Este mercado fica localizado na praça Grand Place e um pouco espalhado pelo centro de Bruxelas.

Neste mercado não faltam as luzes, a música, os carroceis, as exposições e, claro, as pistas de patinagem no gelo.

Trier, Alemanha

Mercado de Natal em Trier. Créditos: Jornal Viajar

Todosos anos a praça da catedral Trier recebe barracas que vendem salsichas, panquecas, vinho quente, o gluehwein, e espetáculos de marionetas.

Esta cidade alemã também é conhecida pelo seu ambiente medieval deixado pelos povos da antiga Roma.

Dresden, Alemanha

Mercado de Natal em Dresden. Créditos: Carpe Mundi

Com dois mercados de Natal na lista, a Alemanha é o país mais presente na lista feita pela Civitatis.

O segundo mercado alemão com destaque nesta lista é o de Dresden, um dos mercados de Natal mais antigos da Europa.

O Striezelmarkt, o mercado de Dresden, celebra-se desde o século XV e tem lugar na praça de Altmarkt.

O espírito natalício ganha vida nas ruas da cidade alemã com espetáculos de teatro, exposições e muitas outras atrações relacionadas com a quadra natalícia.

Tallin, Estónia

Mercado de Natal em Tallin. Créditos: Rove.me

Em 2019, o mercado de Natal de Tallin foi considerado o mais bonito da Europa.

Nesta altura do ano, o centro histórico da capital da Estónia é o cenário perfeito para a realização do mercado de Natal devido ao seu aspeto medieval.

As ruas de Tallin parecem saídas de um conto de fada e fazem com que seja possível acreditar que ao virar da esquina nos vamos encontrar com um duende de Natal.

Viena, Áustria

Mercado de Natal em Viena. Créditos: Jornal Viajar

A fechar o top 10 dos melhores mercados natalícios europeus está a capital austríaca, Viena.

A praça onde está a câmara municipal de Viena dá lugar ao mercado de Natal, que é designado por: “A magia do advento em Viena”.

Este mercado tem as típicas casinhas de mercados de Natal em que se vendem peças de artesanato, comida e ponche quente.

Artigo anterior6 sugestões de brunches para aproveitar durante a época natalícia
Próximo artigoOs 10 hotéis da Small Portuguese Hotels mais procurados em 2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui