Traços D'Outrora Turismo Rural
Traços D'Outrora Turismo Rural

Mais uma semana, mais uma escapadinha. Já pensou o que fazer nos próximos fins-de-semana de maio? E porque não passear até ao distrito de Aveiro. A nossa quinta sugestão de escapadinha é em Vale de Cambra.

Com uma paisagem verde e natural, um vasto património imaterial e edificado, e acima de tudo, uma forte tradição laboral, Vale de Cambra é, hoje, um concelho de referência na região Norte do Distrito de Aveiro. De braços abertos, a quem os visita e com uma gastronomia riquíssima, este é o local ideal para os amantes de um bom passeio. E como sugestão de alojamento: Traços D’Outrora Turismo Rural.

Traços D’Outrora Turismo Rural

Traços D'Outrora Turismo Rural
Traços D’Outrora Turismo Rural

A Traços d’Outrora é um complexo de 5 casas de aldeia que convida ao descanso e à comunhão com a natureza no seu estado mais puro, na aldeia de Trebilhadouro, em Vale de Cambra, classificada como “Aldeia de Portugal”, integrando um conjunto de aldeias com quem partilha interesse histórico e patrimonial.

As casas em pedra granítica salpicam os recantos que compõem esta região do país. Todas têm os nomes dos antigos proprietários e estão modernamente equipadas, garantindo o conforto aos seus hóspedes.

As camas de ferro e os móveis antigos, as colchas de renda e as cortinas de linho, aliadas ao conforto, são o cenário perfeito para uns dias em família ou com os amigos. No exterior existem vários recantos com mesas e cadeiras de descanso, assim como uma simpática piscina em madeira para os hóspedes desfrutarem de uns dias de descanso. A tarifa mais baixa para um T1 tem um custo de 60€.

Para mais informações e reservas contacte 918 795 674 ou através do email info@tracosdoutrora.com.

O que visitar/ O que fazer

Depois de estar alojado chegou a hora de planear o que visitar nesta vila do distrito de Aveiro. Deixamos cinco sugestões do que visitar, e o que fazer, enquanto estiver hospedado para uns dias de descanso e passeio em de Vale de Cambra. A Casa da Broa é o mais recente cartão de visita da aldeia de Paraduça.

Casa da Broa de Paraduça
Casa da Broa de Paraduça

A casa da Broa de Paraduça, inaugurada no passado dia 25 de Abril, no reabilitado edifício da antiga escola primária de Paraduça, é um projeto liderado pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, assumido como “mais uma âncora na promoção do turismo e do território. ”Um espaço de divulgação e preservação da reconhecida Broa de Paraduça (broa de milho) como produto endógeno local.

Para mais informações através do email adtpcparaduca@gmail.com.

A segunda paragem será no roteiro do Vale Mágico Por Ferreira de Castro. Neste vale pode desfrutar da paisagem de uma terra cercada de montanhas de formas extravagantes, onde tudo é verde e azul. Aqui pode percorrer trilhos pontuados com as suas descrições pitorescas que nos levam de volta a um tempo em que o bucólico contrasta com a azáfama de um vale em pleno crescimento industrial.

Rota da Água e da Pedra
Rota da Água e da Pedra

Para os amantes de caminhadas e aventura a Rota da Água e da Pedra é indicada para um passeio na natureza, à descoberta das Montanhas Mágicas, feita através de uma espécie de linha de metro, com paragens constituídas por locais a visitar, na imensidão das serranias compreendidas entre o Douro e o Vouga. Essa linha condutora é A Rota da Água e da Pedra® (RAP), em que, de sul para norte, as linhas do Vouga (V), Arestal (T), Arada (A), Freita (F), Caima (C), Paiva (P), Montemuro (M), Bestança (B) e Douro (D) sucedem-se, constituindo na totalidade 114 pontos de visitação obrigatória.

Vale de Cambra integra três dessas linhas, são elas: a linha do Arestal (T); Caima (C) e Freita (F). Valorizando elementos do património natural e cultural ligados à água e à pedra, podem descobrir -se cascatas, rios, gravuras pré-históricas, turfeiras, antigas minas, dolmens, fragas, fósseis, fenómenos geológicos, vales ou livrarias quartzíticas.

Percurso pedestre
Percurso Pedestre – Trebilhadouro

E se o bom tempo permitir aproveite e faça um dos 7 percursos pedestres. O primeiro em Varandas da Felgueira; o segundo os Caminhos de Antigamente; o terceiro Vereda do Pastor; o quarto percurso Trebilhadouro; Aldeias do Arestal e Paraduça são mais dois percursos e, por fim, Canais de Rega de Burgães.

Como última sugestão, propomos visitar o Centro de Interpretação das Pedras Parideiras. Pedras Parideiras é o nome atribuído ao pequeno afloramento granítico, que encerra nódulos escuros que se vão destacando, daí a alusão à “pedra que pare pedra”, podendo ser compreendido através da visualização de filme 3D no auditório.

S. A. M. 1943
S. A. M. 1943

No fim de tantos quilómetros percorridos, a fome começa a apertar. Chegou a hora de degustar um bom almoço ou jantar, numa das três sugestões que lhe propomos. O restaurante S.A.M. 1943 pretende que o cliente se sinta num ambiente descontraído e familiar enquanto aprecia uma boa refeição ou um bom copo de vinho, com a vila de Vale de Cambra como paisagem de fundo.

Outras da opções é o Britannia Restaurante, localizado no centro da cidade de Vale de Cambra, oferece aos seus clientes uma harmonização entre as carnes e os seus vinhos. Apresenta também aos seus visitantes uma combinação entre a gastronomia portuguesa e o rodízio brasileiro. O restaurante trabalha com carne Arouquesa devidamente certificada. Para reservas o número é 256 422 841.

Pode ainda visitar o restaurante Colher de Pau, um projeto de António Lopes, atual proprietário. O seu gosto pelo tradicional revela-se nesta casa, onde encontramos a cozinha tradicional portuguesa e uma decoração rústica com uma atmosfera envolvente.

A aposta na carne Arouquesa é visível nos pratos deste restaurante, toda a vitela é pura Arouquesa com certificado de qualidade ANCRA. Neste espaço pode desfrutar da sua refeição ao mesmo tempo que acompanha o som da guitarra clássica e de um bom Fado. As reservas são feitas online, para mais informações para o número 256 381 820.

Artigo anteriorHotéis Vila Galé com campanha de 20% de desconto até ao final do mês do maio
Próximo artigoCelebre o dia dos Namorados em maio com a Odisseias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui