Fazer uma viagem pode ter vários propósitos. Desde conhecer um lugar novo, estar em contacto com culturas diferentes ou até relaxar depois de vários meses de férias são só alguns deles. Estreitar laços de amizade ou familiares pode ser mais um, e de acordo com um estudo recente da eDreams é precisamente para partilhar experiências que os portugueses mais querem companhia para viajar (74%).

Sobre porque é que gostam tanto de viajar acompanhados, os portugueses respondem neste estudo que é mais divertido conhecer lugares novos com companhia (51%), considerando as despesas, que acabam por ficar mais em conta quando se viaja com amigos ou familiares (18%) outro dos fatores determinantes.

Para viajar com outras pessoas, conclui o estudo, é preciso que já existam laços de amizade há pelo menos um ano e meio, é o que responde a maioria dos inquiridos. Mas também há quem não se importe de partilhar um lugar de avião com alguém que conhece há apenas nove meses (19%) ou até menos de três meses (11%).

E quando os portugueses recebem um convite de férias, será que são encontradas desculpas para não viajar? O estudo da Edreams diz que a maioria dos portugueses nunca o fez nem tenciona fazê-lo no futuro. Mas os que admitem saltar fora dos planos de alguns amigos e familiares apontam a falta de dinheiro como desculpa número um (33%), o excesso de trabalho vem logo a seguir (14%) seguindo a desculpa do “já tenho outros planos” (12%) e “estou doente” (4,5%).

Até aqui a análise foi às amizades que já existem. Mas será que as férias são uma boa oportunidade para conhecer novas pessoas? 36% dos inquiridos dizem que já conheceram uma ou duas pessoas que se mantém como amigos até aos dias de hoje.

Sobre se as férias são um dos melhores momentos para se perceber que não somos assim tão amigos daquela pessoa como pensávamos, 54% dos portugueses diz não acreditar nesta teoria, mas os que dizem que já viram as suas amizades fortemente afetadas durante as férias, apontam a desorganização e a preguiça como defeitos principais.

Artigo anteriorAvis procura a estrada mais “instagrámavel” do país. E há prémios
Próximo artigoBarbecue, cocktail, festa na piscina ou música no hotel? Ideias para um fim de semana com sabor a verão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui