Edgar/Unsplash

A Lonely Planet elaborou um itinerário por onze cidades portuguesas que merecem ser exploradas ao longo de uma visita ao país. Desde praias douradas a exuberantes vales fluviais, cada região tem os seus próprios destaques nesta pequena nação ibérica. Contudo, lembre-se que encontrar os melhores locais para visitar depende sempre dos seus próprios interesses.

Óbidos: a melhor vila no topo de uma colina

image-49-e1729684320506-1024x633 Portugal aos olhos da Lonely Planet
Dennis Rochel/Unsplash

Passear pelas ruas antigas da vila de Óbidos é encantador em qualquer altura do ano, mas, durante as épocas festivas, as visitas a esta vila histórica ganham um sabor especial. Aproveite para visitar a feira medieval de Óbidos ou perder-se no maior festival internacional de literatura de Portugal. O Natal também leva a Óbidos a Vila Natal, um espaço que encanta famílias.

Lisboa: vida noturna

image-50-e1729684413545-1024x617 Portugal aos olhos da Lonely Planet
Andreas Brücker/Unsplash

Lisboa cativa qualquer viajante graças à sua história e aos seus monumentos, desde catedrais, grandes praças, museus a inúmeras galerias. A nossa capital está repleta de atividades, no entanto, é também o local ideal para satisfazer a sua vontade de comer doces com os icónicos pastéis de Belém, uma receita que percorre gerações.

À noite, a cidade transforma-se. Os festeiros tomam conta da capital e desfrutam dos vários clubes de jazz e discotecas abertas toda a noite. A noite em Lisboa só acaba ao nascer do sol.

Setúbal: praias selvagens

image-51-e1729684513632-1024x599 Portugal aos olhos da Lonely Planet
Foto: VisitSetubal

A Sul de Lisboa, encontra-se Setúbal que se tornou um dos pontos de referência dos lisboetas durante os fins-de-semana. Uma viagem de ferry, seguida de um curto passeio de autocarro ou bicicleta levá-lo-á à Costa da Caparica, uma praia aparentemente interminável que se torna mais selvagem e menos concorrida à medida que avança para Sul.

Se procura um ambiente mais íntimo, dirija-se ao Parque Natural da Arrábida, no extremo Sul da península. Aqui, encontrará falésias cobertas de vegetação densa, enseadas pitorescas e praias idílicas, como a Praia do Portinho da Arrábida de areia fina.

Douro: o melhor sítio para beber vinho

image-52-e1729684579419-1024x611 Portugal aos olhos da Lonely Planet
Eduardo Lages/Unsplash

Uma das zonas mais bonitas de Portugal situa-se a leste do Porto. Aqui, o sinuoso Rio Douro flui por encostas imponentes cobertas por vinhas em socalcos íngremes, que constituem a mais antiga região vinícola demarcada da Europa. Quer venha de barco, de comboio ou de carro para o Vale do Douro, será recompensado com vistas deslumbrantes em cada curva, especialmente quando se aproximar da encantadora vila do Pinhão, no coração da região.

Sintra: ideal para uma escapadinha relaxante

image-53-e1729684673392-1024x616 Portugal aos olhos da Lonely Planet
Andrei Daniel Petrica/Unsplash

A menos de uma hora de comboio da capital, Sintra é uma ótima opção para quem procura fugir do ambiente vibrante das grandes cidades. O seu cenário, digno de um conto de fadas, está repleto de natureza, tabernas com paredes de pedra e, ainda, o icónico palácio colorido, o Palácio da Pena.

As encostas arborizadas formam o pano de fundo deste cenário de conto de fadas, com castelos imponentes, jardins místicos, mansões únicas e mosteiros centenários escondidos entre árvores.

Évora: arquitetura histórica

image-54-e1729684741850-1024x612 Portugal aos olhos da Lonely Planet
Filipe Nobre/Unsplash

No coração da região do Alentejo, Évora é uma das cidades medievais mais bem preservadas de Portugal, e é um lugar encantador para passar alguns dias. Dentro das muralhas do século XIV, as ruas estreitas e sinuosas conduzem a monumentos impressionantes, incluindo uma elaborada catedral medieval, ruínas romanas e uma pitoresca praça da cidade.

Évora é também uma animada cidade universitária e os seus muitos restaurantes servem uma excelente e saudável cozinha alentejana.

Porto: a cidade que merece ser explorada

image-55-e1729684823802-1024x623 Portugal aos olhos da Lonely Planet
Nick Karvounis/Unsplash

Seria difícil imaginar uma cidade mais romântica do que o Porto. O segundo maior centro urbano de Portugal está repleto de ruelas estreitas para peões, igrejas barrocas e praças com cafés, que conduzem o olhar até ao rio Douro e às suas pontes emblemáticas. Escusado será dizer que não há falta de grandes experiências aqui.

Comece no bairro da Ribeira – Património Mundial da UNESCO -, e depois atravesse a ponte para explorar as centenárias caves de vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia. Também pode aprender sobre a história do Porto (tanto a bebida como a cidade) e outras facetas da identidade portuguesa no World of Wine, um vasto complexo de museus, restaurantes e bares com vista para a cidade.

Região do Minho: aldeias tradicionais e trilhos selvagens

image-57-e1729689003219-1024x580 Portugal aos olhos da Lonely Planet
Foto: Holidu

Os portugueses têm um carinho especial pelo Minho, uma região verdejante de vales cobertos de vinhas, montanhas selvagens, praias isoladas e pitorescas cidades ribeirinhas que parecem pouco alteradas pelo tempo. A porta de entrada para a região é Braga, uma cidade com ruínas romanas, uma lendária catedral medieval e tranquilas praças floridas repletas de cafés e restaurantes ao ar livre.

Mais a norte, encontrará o Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma vasta e acidentada região selvagem de picos dramáticos, riachos sinuosos e aldeias de pedra congeladas no tempo. Dezenas de trilhos para caminhadas atravessam a reserva, levando os caminhantes por antigas estradas romanas, ruínas de castelos ou quedas de água cintilantes.

Coimbra: destaca-se pelo ambiente estudantil

image-58-e1729689081161-1024x580 Portugal aos olhos da Lonely Planet
Bruno Miguel/Unsplash

A cidade universitária de Coimbra destaca-se das restantes graças ao Rio Mondego e ao seu bairro medieval, que alberga uma das universidades mais antigas da Europa. Os estudantes percorrem as ruas estreitas vestidos com capas pretas, enquanto o som do Fado atravessa as portas mouriscas da cidade em direção aos vitrais do histórico Café Santa Cruz.

Serra da Estrela: melhor para caminhadas e atividades alpinas no inverno

image-59-e1729689202254-1024x592 Portugal aos olhos da Lonely Planet
Foto: Viver no Centro de Portugal

A Serra da Estrela é o local ideal para quem procuram paisagens agrestes e aventuras ao ar livre. Os pedestres podem escolher entre uma extensa rede de trilhos de alta montanha com vistas deslumbrantes sobre a Serra. No ponto mais alto do país, pode fazer esqui alpino na única pista de esqui do país. Isto é complementado com os cães da Serra da Estrela que podem ser vistos ao longo da visita.

Algarve: férias relaxantes em família

image-60-e1729689262782-1024x604 Portugal aos olhos da Lonely Planet

Os amantes do sol têm muito para festejar em Portugal. Ao longo da costa sul, o Algarve é famoso pela sua costa deslumbrante e variada. Os dias são passados a brincar com as ondas, a dar longos passeios à beira-mar ou a surfar em alguns dos picos mais memoráveis da Europa.

O Algarve é também um dos melhores locais em Portugal para crianças. Encontrará praias para toda a família, parques aquáticos e muitas aventuras ao ar livre (desde passeios de barco a grutas marinhas escondidas até à exploração de ilhas pouco desenvolvidas).

Artigo anteriorCapitólio recebe tributo a Elton John com a participação especial de Nigel Olsson
Próximo artigoOrçamento limitado? Eis os três países mais baratos do mundo para conhecer em 2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui