Conhecido como o “último dragão a acordar”, o Vietname é hoje um dos destinos mais em voga no Sudeste Asiático. Com maravilhosas praias, montanhas, vastas florestas e cidades dinâmicas, o país oferece a quem o visita paisagens deslumbrantes e experiências inesquecíveis. Muitos são, porém, os segredos que este destino, que faz fronteira com a China e Camboja, deixa por contar. A The Wanderlust, agência de viagens de mochila às costas, que explora este destino na viagem “Vietname, a terra dos “Nón Lá”, desvenda alguns deles.
É no Vietname que se localiza a cidade mais antiga do Sudeste Asiático

Hanói é a segunda maior cidade do Vietname, a seguir a Ho Chi Minh City. Contudo, nada lhe fica a dever, no que a história diz respeito. Fundada 454 anos AC, e habitada, pelo menos, 3000 anos AC, esta é a cidade mais antiga de todo o Sudeste Asiático tendo, atualmente, 1565 anos. Entre os anos de 1010 e 1802, serviu como centro político crucial do país, tornando-se na sua capital a 6 de janeiro de 1946.
O paraíso do café…com ovo

Sendo o segundo maior produtor de café do mundo, o primeiro é o Brasil, a cultura do café no Vietname está bastante enraizada.
O seu modo de preparação tradicional inclui o uso de um filtro metálico perfurado, o phin, que se coloca no topo de um copo ou chávena, num processo de filtragem que pode demorar até 15 minutos. A base, forte, de sabor agridoce e textura exuberante, é usada para preparar uma das cerca de seis variedades de café existentes no país, baseadas nas suas características e ingredientes. Uma das variedades que, por norma, causa mais espanto nos viajantes é o café com ovo, preparado à base de café, leite condensado e…ovo. Uma delícia, que merece ser provada.
Maiores dunas de areia do Sudeste Asiático

As Dunas de Areia Branca, localmente conhecidas como Bau Trang ou “Lago Branco”, encontram-se a uma hora de carro do centro de Mui Ne (créditos: Miriam Augusto)
Mui Ne não é apenas a capital da adrenalina do Vietname, mas também o local onde podemos encontrar as maiores dunas de areia do Sudeste Asiático. Os seus cenários são facilmente confundíveis com os do Deserto Saara, dada a sua vasta extensão de terra estéril, com belos padrões gravados na areia em constante mudança pelo vento.
Para observar este fenómeno geológico, aconselham-se dois locais distintos: as Dunas de Areia Vermelha (Red Sand Dunes) e as Dunas de Areia Branca (White Sand Dunes).