As férias de verão são a altura perfeita para se desligar do quotidiano, recarregar baterias e descobrir novos lugares. No entanto, o turismo tradicional pode ter um impacto negativo no ambiente e nas comunidades locais.

É por isso que as férias sustentáveis, uma forma de viajar de forma responsável e respeitadora do planeta e das pessoas, estão a tornar-se cada vez mais populares. Trata-se de planear e desfrutar das experiências turísticas, minimizando a pegada ecológica e sociocultural.

A Thermor, fabricante e especialista em soluções de conforto, revelou cinco dicas para umas férias sustentáveis ainda este verão.  

Escolha destinos e alojamentos amigos do ambiente

Escolha destinos que estejam empenhados na sustentabilidade, que tenham planos de gestão ambiental e que apoiem as comunidades locais. Procure alojamentos ecológicos, como hotéis com certificação LEED ou BREEAM, cabanas ecológicas ou casas de campo que utilizem energias renováveis e promovam práticas sustentáveis.

Reduza a sua pegada de carbono

Sempre que possível, viaje de comboio ou autocarro, que são mais ecológicos do que andar de avião ou de carro. Se viajar de carro, junte-se a amigos ou familiares ou alugue um veículo híbrido ou elétrico. No seu destino, utilize os transportes públicos, ande de bicicleta ou a pé para se deslocar.

Consuma de forma responsável

Apoie as empresas locais, comprando produtos locais e artesanato, ao mesmo tempo que escolhe restaurantes que utilizem produtos frescos e sazonais da região. Reduza o consumo de água e energia no seu alojamento.

Desfrute de atividades sustentáveis

Opte por atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo ou caiaque, desta forma, sentir-se-á ainda mais ligado à natureza, mas de uma forma responsável. Participe em excursões guiadas por empresas locais que respeitem o ambiente e a cultura local, e evite espetáculos com animais ou atividades que possam prejudicar o ecossistema.

Seja um turista respeitador

Siga as regras e recomendações de cada lugar para preservar o ambiente e a cultura local, respeitando sempre as tradições e os costumes da comunidade. Deixe o local limpo e livre de resíduos, não deixe lixo na rua.

Artigo anteriorDe leite de morango com salame a macarrone, já pode provar os gelados exóticos do Nosolo
Próximo artigoPiscina Verde com entrada gratuita para jovens no Dia Internacional da Juventude

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui